x
UAI
MERCADO

Carros elétricos: vendas no Brasil crescem 33% no 1º semestre de 2025

Mais de 30 mil unidades foram emplacadas entre janeiro e junho deste ano; montante representa apenas 2,5% das vendas no setor

Publicidade
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro
BYD Dolphin Mini é o elétrico mais popular do mercado brasileiro Foto: Maurício Campelo/Vrum

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou, nesta quinta-feira (10), que 30.483 carros elétricos (BEVs) foram vendidos no Brasil durante o primeiro semestre de 2025. A quantia representa uma alta de 33% na comparação com o mesmo período do ano passado - na ocasião, o órgão contabilizou 22.927 unidades comercializadas.  

O resultado aponta para a manutenção do crescimento de carros 100% elétricos no Brasil. Contudo, em uma análise mais aprofundada, é possível notar que o mercado de BEVs ainda tem muito a evoluir. Segundo a Anfavea, o segmento representou apenas 2,5% dos veículos emplacados no país entre janeiro e junho. Em 2024, a taxa estava na casa dos 2%. 

Carros 100% elétricos vendidos no Brasil:

  • 2022 - 8.846

  • 2023 - 17.259

  • 2024 - 22.927

  • 2025 - 30.483

Segundo a Anfavea, uma das razões para a ainda baixa participação dos BEVs no mercado automotivo nacional tem relação a estrutura atual do setor. Atualmente, a maioria das montadoras tem produção voltada para veículos a combustão. 

Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, monta Dolphin Mini, sucesso no Brasil
Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, monta Dolphin Mini, sucesso no Brasil Foto: Divulgação/BYD

Recentemente, a BYD inaugurou sua fábrica em Camaçari, na Bahia. GWM e Stellantis também estão com projetos envolvendo a produção de elétricos no Brasil. Contudo, os resultados deste movimento devem aparecer em alguns trimestres. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas