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Neta Auto inicia processo de falência na China, mas se mantém no Brasil

Fabricante chinesa confirma presença no Brasil apesar de situação negativa na matriz

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Neta Aya chegou ao Brasil sonhando em enfrentar o BYD Dolphin, mas teve apenas 24 unidades emplacadas
Neta Aya chegou ao Brasil sonhando em enfrentar o BYD Dolphin, mas teve apenas 24 unidades emplacadas Foto: Divulgação/Neta

A Neta Auto não fez muito sucesso no mercado brasileiro apesar de ainda manter suas concessionárias e estoque no país. Na China, a crise financeira da empresa ficou ainda pior nesta quinta-feira (12), quando a Neta Auto deu início aos procedimentos de falência, visando reorganização financeira. 

No último dia 11, surgiram nas redes sociais chinesas, vídeos dos funcionários da empresa cobrando salários atrasados ao presidente Fang Yunzhou. Um funcionário presente afirmou que mais de 100 pessoas estavam na reunião e ouviram do executivo que a empresa iria entrar em falência.

Entenda a crise da Neta Auto

Neta retirou logo do prédio de sua sede
Neta retirou logo do prédio de sua sede Foto: Reprodução/Redes sociais

As vendas da Neta tiveram crescimento acentuado até 2022, quando alcançaram o recorde de 152 mil unidades comercializadas. Esses números empolgaram a diretoria da empresa, que começou a sua expansão para outros países da região asiática e até mesmo no Brasil. Em 2023, porém, as vendas domésticas caíram para menos de 130 mil unidades, enquanto em 2024 apenas 64,5 mil veículos foram comercializados.

Chegando ao Brasil em 2024 e prometendo fábrica para o ano seguinte, a Neta Auto nunca conseguiu sucesso em nosso mercado. Com apenas duas lojas no país, a marca tem apenas 51 veículos emplacados. Apesar disso, a representação brasileira afirma, por meio de notas oficiais, que a marca não irá deixar o país e busca vender os cerca de 800 veículos ainda em estoque.

Na China, a crise teve início em fevereiro de 2024, quando funcionários revelaram aos jornais que os bônus relativos ao ano de 2023 ainda não haviam sido pagos. Em outubro, surgiram notícias de salários atrasados e “reajustes financeiros” para cerca de mil funcionários, muitos deles de pesquisa e desenvolvimento. 

Em novembro, a imprensa chinesa noticiou uma demissão em massa na Hozon Auto, empresa controladora da Neta, que mais tarde oficializou o lay-off sob a justificativa de “ajustes estratégicos na estrutura da empresa, visando otimizar a eficiência operacional”. 

Neta X
Com apenas 27 emplacamentos, "X" é o modelo mais vendido da Neta e custa R$ 209,9 mil Foto: Divulgação/Neta

Em 2025, fornecedores foram até o escritório da Neta cobrar o presidente da marca por uma solução e pelo pagamento das dívidas. A alternativa da fabricante foi oferecer a conversão das dívidas em ações da Hozon Auto, o que foi negado pelos fornecedores.

Funcionários cobram salários na justiça desde 2024, mas de acordo com a imprensa chinesa, em março de 2025, a justiça buscou penhorar os bens da empresa para pagar os funcionários, mas só encontrou 500 yuan (cerca de 384 reais) nas contas da Neta Auto.

Em maio de 2025, veículos chineses noticiaram um rumor de um possível interesse da Toyota em adquirir a Neta, entretanto, os representantes da marca japonesa rapidamente negaram os boatos. A estimativa é que a Neta tenha 1,5 bilhão de reais em dívidas somente com fornecedores na China.