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SmartCockpit

Stellantis e Amazon cancelam acordo que prometia software inovador

SmartCockpit prometia transformar a experiência no volante e revolucionar o mercado

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Fábrica da Stellantis
Fábrica da Stellantis Foto: Divulgação/Stellantis

O Grupo Stellantis cancelou o acordo com a Amazon para o desenvolvimento do SmartCockpit, um sistema automotivo inteligente que prometia transformar a experiência no volante e revolucionar o mercado. As empresas confirmaram o fim da parceria em comunicado enviado à agência de notícias Reuters, nesta quinta-feira (5).  

Em 2022, a Stellantis afirmou que o software deveria "integrar-se às vidas digitais dos clientes", contando com aplicativos aprimorados por IA, controles de voz habilitados por Alexa e outros recursos. Na época, a montadora declarou que o SmartCockpit "se adaptaria aos comportamentos e interesses dos motoristas".  

A Stellantis controla várias marcas, como Fiat, Jeep, Ram e Citroën. A expectativa era que o recurso chegasse aos carros da empresa ainda em 2024, prazo que não foi cumprido. Assim, o acordo é encerrado cerca de três anos após ser firmado. 

Em nota enviada à Reuters, Stellantis e Amazon declararam que vão continuar trabalhando em outros projetos. Sem dar motivos para o fim da parceria, ambas afirmam que a decisão visa se concentrar "em soluções que ofereçam valor aos nossos clientes em comum e se alinhem melhor com nossas estratégias em evolução."

Mudança no comando

Antonio Filosa era presidente da Stellantis na América do Sul quando Rampage começou a ser produzida em 2023
Antonio Filosa era presidente da Stellantis na América do Sul quando Rampage começou a ser produzida em 2023 Foto: Divulgação

A notícia surge em meio a uma mudança no comando da Stellantis. Recentemente, a fabricante encontrou um sucessor para Carlos Tavares no cargo de CEO. O italiano Antonio Filosa, de 51 anos, foi eleito de forma unânime pelo conselho do grupo.

Apesar da expectativa de trazer inovações, Filosa terá uma missão complicada à frente da empresa. Em 2024, a receita da Stellantis caiu de 189,5 bilhões de euros para 156,9 bi. Atualmente, marcas como Jeep e Ram não apresentam bons desempenhos nem mesmo nos Estados Unidos, perdendo espaço no mercado local.