Os donos de carros elétricos que carregam seus veículos em casa estão gastando mais. Isto porque, desde o último domingo (1º), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou a conta da energia, aplicando a bandeira tarifária vermelha - patamar 1.
O acionamento da bandeira vermelha, desta forma, resulta numa cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Mas, afinal, qual é o peso da tarifa para os proprietários dos EVs? Para responder a esta questão, o Vrum decidiu exibir o valor de cinco modelos conhecidos no mercado brasileiro.
Custo da recarga completa com a bandeira vermelha - 06/2025
Modelo EV |
Bateria (kWh) |
Autonomia (Inmetro) |
Custo recarga (R$) |
Custo por km (R$) |
Renault Kwid E-Tech |
26,9 |
185 km |
R$ 23,12 |
R$ 0,125 |
BYD Dolphin Mini |
38,9 |
280 km |
R$ 33,44 |
R$ 0,119 |
GWM Ora 03 Skin |
48,0 |
232 km |
R$ 41,27 |
R$ 0,178 |
Renault Megane E-Tech |
60,0 |
337 km |
R$ 51,59 |
R$ 0,153 |
Volvo EX30 (69 kWh) |
69,0 |
338 km |
R$ 59,33 |
R$ 0,176 |
Vale a pena
Mesmo com o acréscimo na tarifa, geralmente, os carros elétricos costumam ser mais econômicos que os movidos a combustão. Considerando o preço médio da gasolina a R$ 6,43, um veículo com consumo de 12 km/l gasta R$ 53,58 para rodar 100 km.
Consumo médio (km/l) |
Custo por km (R$) |
Custo por 100 km (R$) |
12 km/l |
R$ 0,535 |
R$ 53,50 |
14 km/l |
R$ 0,459 |
R$ 45,90 |
16 km/l |
R$ 0,401 |
R$ 40,10 |
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