UAI

SUV de 40 anos da Toyota segue em produção até hoje; conheça o modelo

Toyota Land Cruiser Série 70 receberá atualizações no visual e na motorização

Publicidade
Modelo reestilizado deve ser lançado no final deste ano no Japão e na Austrália
Modelo reestilizado deve ser lançado no final deste ano no Japão e na Austrália Foto: Modelo reestilizado deve ser lançado no final deste ano no Japão e na Austrália

O imortal Toyota Land Cruiser Série 70 foi lançado no mercado em meados dos anos 1980. Durante esses quase 40 anos de vida, o modelo havia recebido, até então, três facelifts. Agora, porém, este número, está prestes a crescer, devido ao recente anúncio da montadora a respeito de uma nova reestilização.

O Toyota Land Cruiser 70 2024 receberá um exterior redesenhado, recursos adicionais de tecnologia e segurança e uma nova opção de motorização que se juntará ao bom e velho V8 original. Ou seja, teremos um modelo de 40 anos atrás, mas atualizado segundo alguns padrões modernos.

Na verdade, a geração Série 70, a substituta da antiga Série 40, havia sobrevivido durante todos esses anos apenas em alguns mercados do mundo, como o da Austrália e o da África do Sul. Nos demais, o Land Cruiser foi adquirindo outros rumos e gerações.

Agora, além desses dois países, o Land Cruiser 70 reestilizado retornará também ao seu mercado doméstico, o japonês, onde havia sido descontinuado em 2015 por não cumprir algumas das normas de segurança. A previsão é que o lançamento aconteça já no final deste ano.

Como ficou o Toyota Land Cruiser 70 Series reestilizado?

No que diz respeito ao visual, o Toyota Land Cruiser 70 2024 ganhou novos faróis redondos de LED, os quais foram embutidos na nova grade em formato de favo de mel.

O novo para-choque tem linhas mais limpas, mas mantém a saliência e a aparência de plástico sem pintura. Ele também se combina com as extensões do para-lama.

Na traseira, as lanternas originais foram substituídas por painéis da cor do veículo, enquanto as novas lanternas foram instaladas no para-choque, ficando bem baixas.

Assim como seus antecessores, o Toyota Série 70 atualizado estará disponível nos seguintes estilos de carroceria: cabine simples, cabine dupla, transportador de tropas e SUV. Este último mede 4,89m de comprimento, 1,87m de largura e 1,92m de altura, além de ter 2,73m de distância entre eixos.

No interior, o novo painel de instrumentos apresenta uma tela de 4,2 polegadas com gráficos retrô. Na Austrália, todas as versões recebem uma tela touch padrão de 6,7 polegadas para o infoentretenimento compatível com Apple CarPlay e Android Auto. No entanto, as versões mais básicas, aparentemente, vêm sem a tela.

No quesito segurança, o veículo foi incrementado com o conjunto Toyota Safety Sense, que inclui alerta de saída de faixa, assistência de sinais de trânsito, farol alto automático e outros.

Nova opção de motorização está disponível

Ao contrário do que você pode estar imaginando, as maiores mudanças no Toyota Série 70 reestilizado não se concentraram no visual ou nos equipamentos, mas sim sob o capô, que contará, agora, com uma nova opção de motor: o turbodiesel de quatro cilindros 2,8 litros, que entrega 201cv de potência e 50,9kgfm de torque.

Segundo a Toyota, o trem de força atualizado combina maior eficiência de combustível com confiabilidade, baixo ruído e ótimo desempenho off-road. Ele é acoplado a uma caixa de câmbio automática de 6 velocidades.

Além dele, o V8 de 4,5 litros original também estará disponível. Ele faz 204cv de potência e 43,8kgfm de torque e é associado a uma caixa manual de 5 velocidades.