x
UAI
O preço caiu!

Desvalorização volta a crescer no mercado de carros

Levantamento foi feito com dados do primeiro trimestre, e mostra que a desvalorização dos veículos caiu nos últimos três meses

Publicidade
2024 termina com números positivos no mercado automotivo
2024 termina com números positivos no mercado automotivo Foto: Divulgação

Depois de três meses de queda, a desvalorização média dos veículos no Brasil voltou a subir em abril. O dado faz parte de um levantamento feito com base em variações nos preços anunciados na plataforma Webmotors, que apontou um recuo de -0,166% nos valores médios, número acima dos -0,075% registrados em março

O resultado sugere uma possível mudança no ritmo de demanda, especialmente no segmento de usados. A depreciação dos seminovos foi o principal fator por trás dessa reversão. Em abril, os carros usados desvalorizaram em média, -0,194%, ou seja, perderam um pouco mais de valor do que no mês anterior, quando a queda foi de 0,093%. 

Na comparação com abril do ano passado, quando a desvalorização era de -0,125%, o movimento também é de agravamento. Já entre os veículos 0km, a valorização continua, mas em ritmo mais lento: +0,112% em abril contra +0,186% em março.

Eduardo Jurcevic, executivo ligado à análise do setor automotivo, disse que: “É comum que os primeiros meses tragam maior volume de negociações, mas agora já notamos uma desaceleração, com os usados voltando a perder valor e os novos crescendo em ritmo mais leve”.

Kia Cerato
O mercado de usados conta com uma grande variedade de modelos Foto: Kia/Divulgação

Os veículos elétricos também acompanharam essa tendência. A depreciação entre os modelos usados da categoria cresceu para -0,699%, enquanto os 0km caíram -0,205%, números que refletem aumento na perda de valor em relação a março. Já entre os híbridos, usados desvalorizaram 0,69%, enquanto os novos valorizaram 0,03%.

O estudo indica um possível momento de ajuste no setor, após algumas oscilações de preço mais controladas nos meses anteriores. A movimentação de abril sugere que, embora o mercado ainda apresente sinais de aquecimento em alguns segmentos, há um retorno gradual ao comportamento padrão de desvalorização mensal.