A sigla “GTI” é muito associada aos modelos da Volkswagen, pelo menos no Brasil. Entretanto, diversos fabricantes utilizam essa nomenclatura para batizar versões com apelo mais esportivo de seus carros. A Peugeot vai voltar a batizar seus carros com a alcunha GTI, mas dessa vez, será um carro elétrico.
A fabricante francesa confirmou que o E-208 ganhará a versão GTi, e também marcará o retorno da sigla para a linha da Peugeot. Nos últimos anos, as versões de maior performance dos carros da marca faziam parte da linha “Peugeot Sport Engineered”, ou PSE.
O modelo será apresentado ao público no dia 13 de junho, antes do início das 24 horas de Le Mans, onde a Peugeot estará na disputa para vencer a tradicional prova de resistência.
O novo E-208 GTi será o primeiro carro elétrico “de performance” desenvolvido pela Peugeot. Segundo o CEO da marca, Alan Favey, a expectativa é que o novo GTI ajude os consumidores a se “reconectarem” com o passado da marca. Favey espera ainda conseguir fazer a ligação entre o carro de rua e o Peugeot 9x8, que disputa o Mundial de Endurance e irá correr em Le Mans.
“Decidimos pelo retorno da linha Peugeot GTi. Queremos continuar a nutrir a reputação da marca por sensações ao volante”, declarou Favey.
“Vamos começar com o 208 e iremos ouvir o que nossos clientes vão falar sobre ele. Não descartamos uma variante a combustão do 208 GTi e nem mesmo outros modelos com o nome GTi, mas hoje, não temos nada além disso planejado”, encerrou o executivo.
Atualmente, o E-208 é vendido na europa com motores de 136 cv e 156 cv, com alcance de até 433 km no ciclo europeu WLTP. Na gama da marca, existem motores elétricos de 210 cv e 230 cv, utilizados no E-3008.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!