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Muita personalidade

Honda ZR-V: SUV diferentão é boa opção de compra ou mico?

Testamos o ZR-V, modelo que não se parece com nenhum outro SUV da Honda. Motor 2.0 aspirado não decepciona, e apresenta consumo bom para a categoria

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O Honda ZR-V utiliza a mesma plataforma da atual geração do Civic
O Honda ZR-V utiliza a mesma plataforma da atual geração do Civic Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

O Honda ZR-V não tem nada a ver com os demais SUVs da marca japonesa (HR-V e CR-V). Apesar do visual diferente, esse modelo é um Honda autêntico e tem forte relação com um clássico da marca. É que o utilitário esportivo médio utiliza a mesma plataforma da atual geração do Civic. Sendo assim, não é forçar muito falar que o ZR-V é o SUV do Civic, como o Toyota Corolla Cross é o SUV do Corolla sedan.

A dianteira do Honda ZR-V traz faróis full LED espichados, com projetores, com a grade mais centralizada, que não explora muito as extremidades. As rodas são de 17 polegadas, devidamente emolduradas para atender o visual de SUV. A antena tubarão reforça a esportividade, assim como o spoiler. A traseira é 'limpa', com uma descaída mais suave. Um dos destaques é a bela ponteira de escape.

Honda ZR-V Touring 2.0 CVT.
Traseira é limpa, com uma descaída mais suave Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Acabamento e espaço interno são destaques no Honda ZR-V

O interior é um dos pontos altos do Honda ZR-V. Os bancos em couro branco são o primeiro ponto a chamar a atenção (ainda temos couro no painel, portas e console central). Mas ainda há capricho no tecido do teto, nos tapetes acarpetados e várias superfícies de toque macio.

O painel segue a linha do Civic e do CR-V, com destaque para uma grade que encobre o sistema de ventilação. O multimídia tem tela de 9 polegadas, e o quadro de instrumentos é parcialmente digital, com o velocímetro analógico ao lado de um display de 7 polegadas. Ainda se destacam o teto solar, que é pequeno para os padrões atuais, e os ajustes elétricos do banco do motorista.

O espaço para os passageiros é muito bom, sendo que o banco traseiro chega a ser relativamente confortável até para o passageiro do meio. Mas aqui o Honda ZR-V cometeu um deslize: não existe saída de ar-condicionado direta para os ocupantes. O porta-malas tem 389 litros, pouco para a categoria, mas o espaço não é tão ruim.

SUV fica devendo motor turbo?

Honda ZR-V Touring 2.0 CVT.
As rodas são de 17 polegadas Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

O Honda ZR-V traz sob o capô um motor 2.0 aspirado apenas a gasolina, com 161cv de potência e 19,1kgfm de torque, aliado a um câmbio CVT de 7 marchas. Apesar de se desenvolver mais lentamente que um motor turbo, esse conjunto mecânico não torna esse SUV um veículo fraco.

Apesar de tentar manter as rotações em faixas favoráveis ao baixo consumo de combustível, a gestão do câmbio não vacila em jogar as rotações lá no alto para favorecer o desempenho. Nessa hora, nem o bom isolamento acústico do Honda ZR-V disfarça o motor urrando dentro do cofre. Em compensação, o consumo de combustível é menor que os motores menores turbo, como o 1.3 do Compass.

O acerto das suspensões, que tem o luxo de ter multilink na traseira, é mais firme, privilegiando a estabilidade em curvas de alta velocidade, sacrificando um pouco do conforto. A direção do Honda ZR-V tem assistência elétrica e é bem responsiva aos comandos do motorista. Resumindo, esse SUV está longe de ser esportivo, mas proporciona uma boa experiência ao volante pata quem gosta de dirigir.

Honda ZR-V Touring 2.0 CVT.
Painel segue a linha do Civic e do CR-V, com destaque para uma grade que encobre o sistema de ventilação Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Versão única tem muitos equipamentos

O Honda ZR-V chega do México em versão única topo de linha, a Touring, vendida a R$ 214.500. No pacote de conteúdos, destaque para:

  • 8 airbags;
  • Controle de tração e estabilidade;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Assistente de farol alto;
  • Frenagem autônoma;
  • Sistema de permanência em faixa;
  • Chave presencial;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Carregador de celular sem fio;
  • Freio de estacionamento por botão com função auto-hold.

Em relação aos concorrentes tradicionais – Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Chevrolet Equinox -, o Honda ZR-V se mostra competitivo. Se você quer um pouco mais, talvez seja interessante dar uma olhada no novo Ford Territory e no GWM Haval H6.

Honda ZR-V Touring 2.0 CVT.
Motor 2.0 aspirado apenas a gasolina, com 161cv de potência e 19,1kgfm de torque Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Ficha técnica: Honda ZR-V Touring

MOTOR
2.0 aspirado, a gasolina, que desenvolve potência de 161cv a 6.500rpm e torque de 19.1kgfm a 4.200rpm
TRANSMISSÃO
Câmbio automático CVT que simula 7 marchas; tração dianteira
SUSPENSÕES
Dianteira: McPherson
Traseira: Multilink
DIREÇÃO
Elétrica progressiva
DIMENSÕES

Comprimento: 4,56m

Largura: 1,84m

Altura: 1,61m

Entre-eixos: 2,65m

Altura livre do solo: 17,7cm

PESO
1.446 kg
PORTA-MALAS
389 litros
ÂNGULOS

Entrada: 16,4°

Saída: 20,2°

CONSUMO

Cidade: 10,2km/l

Estrada: 12,1km/l


Lista de equipamentos: Honda ZR-V Touring

DE SÉRIE

Alarme; assistente de frenagem de emergência; freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold; assistente de estabilidade e tração; assistente de partidas em aclive; assistente de dirigibilidade ágil; assistente de controle de descida; airbags frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina; Isofix; câmera de ré de multivisão; alerta de pressão dos pneus; lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro; assistente para redução de ponto cego; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de mitigação de colisão; centralização do veículo na faixa de rodagem; ajuste automático de farol alto; antena tubarão; conjunto óptico Full LED; faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura; chave presencial; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; vidros elétricos; coluna de direção com ajuste de altura e distância; banco do motorista com ajuste elétrico; jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete); espelhos no quebra sol com iluminação; retrovisor interno fotocrômico; ar-condicionado digital dual zone; banco traseiro bipartido (60/40); revestimento dos bancos; 8 alto-falantes; multimídia 9”; painel digital de 7"; carregador de celular por indução; teto solar.

OPCIONAIS
Não disponível.