Comprar um carro usado é como jogar na loteria, às vezes você acerta, outras, leva um problema grande para casa. Porém, além dos donos, não tem ninguém que sabe mais dos carros do que os mecânicos e sabe quais modelos aguentam o tranco. Eles conhecem os carros que raramente aparecem na oficina e, quando vão, é só pra manutenção básica.
O VRUM montou uma lista de confiabilidade para trazer os seis carros usados recomendados no Brasil. São modelos testados pelo tempo, com motores robustos e peças baratas, perfeitos para quem quer economizar sem medo de ficar na mão.
1. Toyota Corolla (2010-2013)
O Corolla sempre vai ser sinônimo de confiabilidade, e os modelos entre 2010 e 2013 são muito bem vistos entre mecânicos. Com motor 2.0 16V flex de 142/153 cv (gasolina/etanol), ele é suave e não apresenta falhas graves mesmo com alta quilometragem.
A grande questão é em relação ao consumo alto (6,7/9,4 km/l no etanol e 8,7/12,2 km/l na gasolina, cidade e estrada, respectivamente), já que utiliza um câmbio automático somente de quatro marchas. A durabilidade vem da construção robusta da Toyota e da facilidade de manutenção, já que as peças são abundantes e a mão de obra não é cara.
2. Honda Civic (2008-2012)
Outro japonês que não decepciona é o Civic das gerações 2008 a 2012. O motor 1.8 16V flex entrega 138/140 cv, com torque de 17,7 kgfm e câmbio manual ou automático de seis marchas. Os mecânicos dizem ser um conjunto resistente, com poucos relatos de problemas no motor ou câmbio. A suspensão independente nas quatro rodas é firme e aguenta nossas ruas esburacadas, e o custo de manutenção é justo para um sedã médio.
3. Fiat Palio (2012-2016)
O Fiat Palio, principalmente os modelos 2012 a 2016 com motor 1.0 Fire de 73/75 cv e 9,9 kgfm de torque, é de uma manutenção simples e barata. O motor Fire é “à prova de bala”, quase não dá defeito e, quando dá, o conserto é barato.
Peças são fáceis de encontrar, e o consumo é econômico, cerca de 11 km/l na cidade com gasolina e 13 km/l na estrada. Ele não é o mais potente, mas para quem busca um hatch compacto pra rodar sem preocupação, o Palio é uma boa escolha.
4. Toyota Etios (2013-2016)
O Etios, nas versões 2013 a 2016, é outro Toyota que não podia faltar. O motor 1.5 16V flex de 92/96 cv e 13,9 kgfm de torque é simples e confiável. Mecânicos comentam sobre a resistência do conjunto e a baixa necessidade de reparos, por exemplo, é comum ver Etios com mais de 200 mil km sem grandes problemas. O câmbio manual de 5 marchas (ou automático de 4) é um bom aliado também, e o custo de manutenção é bem acessível.
5. Chevrolet Onix (2013-2016)
O Onix das primeiras gerações, entre 2013 e 2016, é uma escolha confiável com motor da Família I da GM, o 1.0 8V flex de 78/80 cv. O torque de 9,8 kgfm não impressiona, mas o motor é simples e aguenta bem o uso intenso. As peças são baratas e fáceis de achar, e o carro tem poucos problemas eletrônicos. O consumo é razoável, com 11,5 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada (gasolina), e a manutenção não pesa.
6. Volkswagen Gol (2010-2014)
O carro mais vendido na história do Brasil, líder de usados aliás, o Gol G5 e G6, fabricados entre 2010 e 2014, são ótimos aliados para quem não quer dor de cabeça, já que possui robustez do motor 1.0 8V flex de 72/76 cv, com torque de 10,6 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. Esse motor é conhecido por ser “indestrutível” no uso diário. O Gol tem peças de reposição baratas e fáceis de encontrar.
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