x
UAI
FUTURO

CEO da GWM confirma picape e SUV de 7 lugares para 2025

Primeiros modelos começam a ser fabricados em agosto, diz Andy Zhang

Publicidade
GWM Poer
GWM Poer Foto: Divulgação/GWM

A GWM passou 2024 bem discreto, trazendo apenas novas versões do Haval H6 como novidade. Mas 2025 promete ser diferente. Além do Tank 300, apresentado na última semana, a marca chinesa prepara o lançamento de modelos inéditos. Durante o evento do SUV, o VRUM conversou com Andy Zhang, presidente da GWM para Brasil e México, que revelou os planos da empresa, incluindo a fábrica de Iracemápolis (SP).

Zhang confirmou a chegada da picape Poer, do SUV Haval H9 (com capacidade para sete pessoas) e do GWM Wey Blue Mountain, todos previstos para o segundo semestre de 2025. Apesar do foco da marca na eletrificação, os novos produtos serão “disruptivos” para a GWM. A picape Poer e o Haval H9 serão vendidos inicialmente em versões exclusivas a combustão, mas não se sabe se gasolina ou diesel. Além desses modelos, Zhang confirmou ainda a chegada de uma nova variante para o “Haval”, muito provavelmente o H6.


GWM lança segunda geração do Haval h9 na China, que tem linhas que lembram a linha Tank
Haval H9 ficou parecido com um jipão, remetendo à linha Tank da GWM Foto: Divulgação

E a fábrica?

A fábrica de Iracemápolis está nos ajustes finais para a inauguração. Nas palavras do executivo, a partir do mês de agosto já haverá Haval H6 sendo montado localmente. Ele não especificou se será em regime CKD (totalmente desmontado) ou SKD (parcialmente desmontado), nem o índice de nacionalização. Entretanto, Zhang afirmou que espera um volume entre 6 e 7 mil unidades em 2025. Para contextualizar, esse volume é superior à quantidade vendida no primeiro trimestre (5.767).

A GWM também terá um centro de desenvolvimento no Brasil. Zhang adiantou que a marca já trabalha no motor flex para o Haval H6, com estreia prevista para 2026. O híbrido Haval segue como líder de vendas, a partir de R$ 219 mil. Perguntado sobre um modelo mais acessível, o executivo disse que a empresa planeja um SUV de 4,5 a 4,6 metros, mirando maior volume – com a picape Poer puxando boa parte disso.

GWM Wey 07
GWM Wey 07 Foto: GWM/Divulgação

“A gente tem um plano claro”, afirmou Zhang. “Vamos fazer test-drives de longo prazo com a mídia, trabalhar com influenciadores e já enviamos 200 carros às lojas para eventos com o público, mostrando o que os veículos podem fazer.” A estratégia é ampla: atacar todos os segmentos. “O mercado brasileiro é o maior da América Latina, e a matriz dá muita atenção para cá. Queremos trazer o máximo de produtos e a melhor experiência ao cliente.”

A eletrificação é prioridade. Além de híbridos (HEV) e plug-ins (PHEV), a GWM aposta em tecnologia de hidrogênio e no motor flex. “Nosso foco é criar uma base forte aqui, uma das maiores fora da China, com fábrica e pesquisa”, disse. 

Vista aérea da fábrica da Great Wall Motors (GWM) em Iracemápolis, no Interior de São Paulo
Início das operações na fábrica da GWM em Iracemápolis (SP) está previsto para este ano Foto: GWM/Divulgação

Sobre o custo no Brasil, ele reconhece que produzir localmente pode ser um pouco mais caro que importar, mas não vê impacto na expansão. “Não vamos baratear os carros com a produção nacional. A ideia é crescer com qualidade, mantendo os preços.”

  • Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas!