UAI
Vem para o Brasil?

Haval H9: segunda geração do SUV chega com a cara dos jipinhos da Tank

Haval H9 passa por uma revolução, ficando muito parecido com modelos da marcha de SUVs mais luxuosos com maior capacidade para o fora de estrada

Publicidade
Novo Haval H9
Novo Haval H9 Foto: Divulgação

Gosto não se discute, mas a marca Tank é a mais legal do Grupo GWM. Para preencher cada espacinho do mercado automotivo, os chineses são rápidos e não se apegam a nomenclaturas. Tanto que, no Brasil, a estratégia da GWM foi se tornar uma marca, fazendo das marcas do grupo - Ora, Haval, Poer, Wey e Tank - o nome dos modelos vendidos aqui.

Acontece que a GWM parece ter feito na China uma espécie de 'fusão' entre as marcas Haval (de SUVs) e a Tank (de SUVs luxuosos e com maior capacidade para o fora de estrada), ao lançar a segunda geração do Haval H9. Em um primeiro olhar é fácil associar o modelo a um Land Rover Defender.

Visual do novo Haval H9 lembra a linha Tank, da GWM

GWM lança segunda geração do Haval h9 na China, que tem linhas que lembram a linha Tank
Modelo ficou parecido com um jipão, remetendo à linha Tank da GWM Foto: Divulgação

O novo Haval H9 tem visual 'parrudo' e mais quadrado (apesar dos arremates mais amenos nas quinas), características até então típicas dos modelos da Tank. Essa nova geração não guarda qualquer semelhança com a anterior.

Os faróis circulares estão instalados dentro de uma moldura quadrada que, devido ao capô ressaltado, parece fazer parte dos para-lamas. A grande cromada é muito alta, assim como a linha de ombro do novo Haval H9. O para-brisa é pouco inclinado, dando aspecto de jipão ao veículo. Os para-lamas ganharam molduras que reforçam a impressão de largura. A traseira também tem um arremate 'seco', com estepe grudado na tampa do porta-malas e as lanternas duplas verticais lembram novamente o Land Rover Defender.

O interior do novo Haval H9 também ganhou em sofisticação, com bancos em couro que acolhem bem os ocupantes, teto solar, um grande console central repleto de comandos, telona horizontal da central multimídia e quadro de instrumentos digital.

GWM lança segunda geração do Haval h9 na China, que tem linhas que lembram a linha Tank
Interior está mais sofisticado Foto: Divulgação

Vem para o Brasil?

Como o novo Haval H9 ainda não foi lançado, não se sabe ao certo qual será a motorização. Uma das opções é um motor 2.0 turbo, com 224cv de potência e 29,2kgfm de torque, em conjunto com um câmbio automático de oito marchas. Outra pode ser um propulsor 2.4 a diesel, acoplado a um câmbio de nove marchas.

É muito cedo para dizer se o novo Haval H9 será vendido no Brasil. De qualquer forma, a expectativa é que a GWM traga algum modelo da linha Tank. Vale lembrar que a marca chinesa já vende por aqui o Haval H6, o elétrico Ora 03 e vai trazer (e depois produzir) uma picape da Poer.