UAI
VIATURA

Ford Ranger preparada para uso militar vira 'super-caveirão'

Fabricante também desenvolveu uma base móvel a partir do modelo Transit

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Veículo traz itens como para-choque de impulsão e suspensão reforçada e elevada
Veículo traz itens como para-choque de impulsão e suspensão reforçada e elevada Foto: Ford/Divulgação

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca estadunidense, apresentou os modelos Ranger e Transit especialmente adaptados para uso das forças de segurança. A picape se transformou em uma espécie de super-caveirão, com direito a suspensão elevada e reforçada, para-choque de impulsão com guincho integrado e até blindagem.

Como é a Ford Ranger militar?

O veículo traz também uma cela humanizada na parte traseira, canil com ar-condicionado e umidificador, sistema de reconhecimento facial e de placas, sinalização de LED e luzes 360° com comando remoto. Há ainda snorkel e até base para drone.

O conjunto mecânico da Ford Ranger Força Tática é igual ao das versões "civis", até porque o projeto toma como base a versão XLS 3.0. Assim, o motor é o novo V6 turbodiesel de 250cv de potência e e 61,18kgfm de torque, associado a um câmbio automático de 10 marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida. 

Ford Ranger preparada para uso das forças de segurança, de traseira, estacionado em local asfaltado. Veículo tem suspensão elevada, quebra-mato e, nas laterais, traz a inscrição Força Tática.
Outros itens presentes no veículo são cela humanizada, canil e até blindagem Foto: Ford/Divulgação

Por sua vez, a Transit, que toma como base a configuração Chassi, foi transformada em um centro de comando móvel, para suporte à polícia em operações especiais. O utilitário traz um mastro telescópico com faróis de LED e câmera móvel, com recursos de visão 360 graus, zoom de 42x, visão noturna e estabilização de imagem.

O baú, em alumínio, tem interior do tipo escritório, com mesas, quatro cadeiras, duas telas de 43 polegadas, ar-condicionado, área de café, frigobar, armários e tomadas de 110/220 V. O acesso é feito por reconhecimento facial, digital, código ou cartão, com auxílio de estribo fixo. O veículo conta ainda com três câmeras nas laterais e na frente, sistema de reconhecimento facial e de placas.

Ford Transit preparada para uso das forças de segurança, de frente, estacionado em local asfaltado. Veículo, que é adaptado para trabalhar como centro móvel de operações, é de cor cinza e traz a inscrição Força Tática na lateral.
Transit se transformou em centro móvel para operações Foto: Ford/Divulgação

Veículos visam vendas governamentais

As versões militares de Ranger e Transit foram desenvolvidas no Brasil pela Ford Pro, conta com uma área própria de engenharia. Assim, a divisão consegue realizar testes específicos e desenvolver veículos especiais para atender às necessidades de forças de segurança e também de outros órgãos. Nesse ponto, vale lembrar que as constantes renovações de frotas governamentais são filões disputados pela indústria automobilística.  

A Ford Pro exibiu as versões Força Tática de Ranger e Transit na feira LAAD Defence & Security 2024, que foi realizada entre os dias 2 a 4 deste mês em São Paulo (SP). Não há informações, porém, se a empresa conseguiu concretizar vendas desses veículos durante o evento.

Já dirigimos a Ford Ranger 3.0 V6 na versão Limited: assista a avaliação em vídeo!