UAI
cancelado?

Toyota Corolla Cross: versão de 7 lugares vai mesmo sair do papel?

Especulações em torno de Corolla Cross alongado circulam desde o ano passado, mas, ao que parece, variante não vai chegar às ruas

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
A versão de 5 lugares do Corolla Cross é sucesso em vendas no Brasil
A versão de 5 lugares do Corolla Cross é sucesso em vendas no Brasil Fotos: Toyota/ divulgação

As opções de carros de 7 lugares estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro, e os rumores em torno do lançamento do Toyota Corolla Cross com três fileiras indicavam que a montadora japonesa entraria nessa tendência. Porém, segundo o portal Motor1, isso não deverá mais acontecer.

O veículo estava sendo desenvolvido na Índia com direcionamento a mercados emergentes, como o Brasil. Mas, nesta semana, a imprensa do país revelou que o projeto não sairá do papel. Isso, porque o modelo não atenderia à viabilidade técnica comercial programada; além do mais, um estudo feito pela Toyota teria identificado mudanças nas tendências dos consumidores do mercado global, o que também teria contribuído para a descontinuidade do projeto.

Nem a própria imprensa indiana esperava pelo cancelamento do Toyota Corolla Cross de sete lugares. É que a montadora havia anunciado um investimento de US$ 400 milhões na produção no país, que seriam suficientes para produzir o modelo a partir de 2026.

O projeto, conhecido como 340D, tomava como base a plataforma TNGA-C do Corolla Cross, que permitiria um aumento no comprimento da carroceria para a adição da fileira extra de bancos. Assim, a versão de sete lugares não necessitaria de grandes intervenções de engenharia. 

Caso fosse lançado, o Brasil, o Corolla Cross de sete lugares competiria na mesma categoria de veículos como Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8. Ambos têm carroceria do tipo monobloco e preços na casa de R$200 mil. 

Concorrentes do Corolla Cross de 7 lugares

Se, por um lado, o Toyota Corolla Cross de 7 lugares não chegará ao mercado, por outro os fãs da marca japonesa podem esperar, pelo menos, pela nova versão reestilizada, para 5 pessoas. Ela já foi apresentada na Tailândia e conta com inovações visuais, sobretudo na grade dianteira, e com alguns aperfeiçoamentos, entre os quais a extinção do “marmitão”.