UAI

Harley-Davidson 2007 - Bate coração

Nova linha da moto norte-americana tem muitas novidades, além de motor e câmbios novos. Os 38 modelos foram totalmente reformulados e quatro outros, lançados

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A centenária norte-americana Harley-Davidson lançou sua linha 2007, virando tudo de cabeça para baixo, em uma completa reforma de seus 38 modelos à venda. Para começar, apresentou um novo motor, batizado de Twin Cam 96, que substitui o antigo Twin Cam 88, na famílias Dyna, Softal e Touring. O novo coração, que conserva a tradicional arquitetura de dois cilindros em V, inclinados a 45 graus e refrigerado ar, tem mais torque e capacidade volumétrica.

O novo motor de 1.6 litro (1.584cm³ de cilindrada, contra 1450cm³ do antigo), fruto de um aumento no curso dos pistãos e 700 outras modificações para aumentar o torque, que subiu em média 17%, deixando o motor mais vigoroso em todos os regimes de rotação. No embalo destas modificações, também foi introduzido novo sistema de injeção eletrônica e embreagem mais eficiente e suave.

Câmbio

Com o coração novo e mais forte, a Harley-Davidson mudou também a caixa de câmbio, aumentando uma velocidade. Agora são seis marchas, para melhor aproveitar o maior potencial do novo motor. Mas, a transmissão final, continua por correia de kevlar, que diminui os ruídos e dispensa manutenção. A Harley-Davidson também não dispensou a versão “B” do motor. O Twin Cam 96B, (Balanced), que tem balanceiros no motor para reduzir vibrações, e é aplicado nos modelos que exigem menos performance e mais conforto.

A Harley-Davidson também cuidou do visual: são 17 novas cores na linha 2007, e várias pequenas alterações em detalhes. Só não economizou no lançamento de novos quatro novos modelos. Para comemorar os 50 anos do modelo Sportster, lançado em 1957, e considerada pelos puristas como esportiva demais, a montadora apresentou a Sportster 1200 50º Anniversary, em edição limitada em 2 mil unidades. O modelo tem conta-giros, motor V2 de 1200 cm³, decoração, placa e emblema alusivos à data.

Estilo Outro novo modelo é a FXSTC Softail Custom. A moto vem com o novo motor Twin Cam 96 e câmbio de seis marchas, além de recriar com muita ênfase o estilo chopper, com suspensão dianteira (telescópica), bastante inclinada, guidão também bastante alto, além do banco tipo King-Queen (Rei e Rainha), com dois andares, pedaleiras avançadas para deixar as pernas bem esticadas, pneu traseiro de 200mm, pintura de tanque em duas cores e pára-lamas traseiro, do tipo Bobtail.

Na linha V-Rod, as novidades são as espetaculares VRSCX , com motor V2 refrigerado a água de 1250cm³ e 123cv, pneu traseiro de 240mm, em edição limitada de 1.400 unidades. A decoração é em homenagem à moto drag-bike, que corre com sucesso no campeonato americano de arrancadas. A outra é a estilosa VRSCDX Night Special. Com motor V2 refrigerado a água de 1130cm³ e 120cv, tem pintura toda em preto fosco, pneu traseiro de 240mm e escapes duplos diferenciados.