UAI
segurança

Viagem de moto: 5 equipamentos indispensáveis

Para distâncias mais longas, é necessário mais que o capacete para se proteger e ter conforto na moto

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
O planejamento é o maior aliado de pessoas que farão viagens de moto, e isso inclui a seleção de equipamentos essenciais para a jornada
O planejamento é o maior aliado de pessoas que farão viagens de moto, e isso inclui a seleção de equipamentos essenciais para a jornada Fotos: KTM/ Divulgação

O Artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz respeito às normas de circulação e conduta de motociclistas. Segundo o previsto no artigo, a obrigatoriedade de equipamento de proteção para piloto e passageiro de motocicleta é somente de capacete, seja com viseira ou com o uso de óculos protetor e homologado pelo Inmetro. Mas, para realizar uma viagem de moto, objetivo de muitas pessoas proprietárias do veículo de duas rodas, é necessário estar atento para garantir todos os cuidados para enfrentar um percurso mais longo.

Acima de tudo, o planejamento da jornada é fundamental para que ela seja bem sucedida. Pensando nisso, o Vrum conversou com o casal Kele e Ricardo, que compartilha em sua página do Instagram @cachos_na_estrada conteúdo sobre viagens de moto para entender quais equipamentos são considerados indispensáveis para a segurança e conforto na estrada. 

Casal equipado com roupas de proteção para viagens de moto sobre motocicleta com fundo de céu azul em deserto de sal
Kele e Ricardo já viajaram para diversos destinos nacionais e internacionais e contam que a prevenção proporciona mais confiança para viajar Foto: Arquivo pessoal

Jaqueta preta para motociclista sobre fundo branco
Jaquetas específicas para motociclistas devem ser protegidas nos ombros, cotovelos e coluna Foto: Grid Motors/ reprodução

1 - Equipamentos de proteção ao motociclista

Apesar do capacete ser o único item obrigatório previsto na legislação, é importante que ele esteja em boas condições e dentro dos padrões aplicáveis segundo a Norma Técnica de uso. Ademais, conferir o número do equipamento é importante, pois ele diz respeito ao tamanho da circunferência da cabeça e essa é uma medida variável de pessoa para pessoa. Garantir o tamanho certo proporciona mais conforto e segurança ao usuário.

Além disso, outros equipamentos de proteção pessoal têm seu uso recomendado. Itens tais como jaqueta e calça comprida de couro ou cordura, homologados por algum órgão, como a Comunidade Europeia (CE), além de luvas e botas de proteção são de fundamental importância para evitar consequências mais graves em acidentes leves. 

 

Chaves de boca e de rosca sobre fundo branco
Algumas ferramentas básicas podem salvar o viajante no momento do aperto com a moto Foto: Pexels

2 - Kit de ferramentas para viagem de moto é indispensável

Antes de realizar uma viagem, seja de carro ou moto, é necessário fazer uma revisão no veículo para garantir que tudo está em pleno funcionamento. Mas, na estrada, imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparado para realizar os reparos necessários para que se dê continuidade ao trajeto, já que muitas vezes não há uma oficina ou borracharia por perto para pedir ajuda.

Por isso, Ricardo e Kele compartilham que é essencial ter consigo um kit de ferramentas básico para evitar que os ocorridos inesperados gerem ainda mais dor de cabeça. É ideal que esteja contido no conjunto ferramentas para uso geral, como jogo de chave allen, chave de fenda, philips entre outras, além de itens como arame, fitas silver tape e isolante, abraçadeiras plásticas e lanterna.

Outros itens para o cuidado com a moto que devem ser carregados são kit para limpeza e lubrificação de corrente, ferramentas para desmontar as rodas, kit reparo para pneus sem câmara e espátulas para desmontagem dos pneus, além de compressor de ar portátil.

3 - Peças de reposição específicas

O casal conta que já passou por situações durante viagens em que tiveram dificuldades para prosseguir devido a peças da moto que apresentaram defeito. Contam que já tiveram que substituir pastilhas de freio em uma ocasião, e em outra, quase precisaram cancelar uma viagem devido a problemas com o conjunto de rolamento de rodas. 

Portanto, especialmente se o modelo da moto for menos popular e tiver componentes específicos difíceis de encontrar em cidades menores, vale a pena levar consigo um kit com eles. Não se esqueça também de uma câmara reserva para emergências com os pneus na qual o kit reparo não seja suficiente.

Kit de primeiros socorros contendo tesoura, cotonetes, pinça, remédios, gaze e bolsinha
Levar consigo alguns remédios pode prevenir complicações de saúde na estrada Foto: Pexels

4 - Kit de primeiros socorros é essencial em viagens de moto

Como problemas podem acometer não só a moto, como também os viajantes, é essencial carregar no bagageiro um kit de primeiros socorros. A ergonomia característica das motocicletas pode gerar dores musculares e, portanto, é importante ter consigo relaxantes musculares.

Além disso, para uma viagem de moto, é importante contar com outros medicamentos de emergência, como antialérgicos, sprays antissépticos, bandagens, anti-inflamatórios, antiácidos, além dos remédios de uso contínuo, se for o caso.

5 - Mochila de hidratação e lanches

Em longas viagens por rodovias, muitas vezes haverá dificuldades para encontrar postos de abastecimento com lojas de conveniência ou restaurantes. Carregar lanches e uma mochila de hidratação é essencial para que os viajantes permaneçam nutridos enquanto não param para descansar.

A mochila de hidratação é própria para o armazenamento de líquidos, pois é constituída por tecido impermeável. Hoje, já contam com tecnologias para manter a água fresca por tempo prolongado, e modelos variados que podem chegar a até 3 litros de armazenamento. Por meio de uma mangueirinha ligada ao compartimento onde o líquido é armazenado, os viajantes conseguem se hidratar de cima da moto.

Em relação aos alimentos, aposte nos não perecíveis, já que sem refrigeração e em exposição prolongada ao sol, por exemplo, podem estragar e se consumidos, prejudicarem o estado de saúde durante a viagem de moto. Por serem práticas, nutritivas e de fácil armazenamento, barras de cereal e proteína são uma boa pedida. Oleaginosas e frutas secas também são indicadas, pois proporcionam saciedade e energia.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas