A General Motors (GM) vai investir pesado para produzir um novo modelo a combustão para a Cadillac, sua marca de luxo. Em comunicado, a montadora explicou que o projeto envolve um aporte de US$ 150 milhões (cerca de R$ 780 milhões) para fabricar o veículo na unidade de Spring Hill, em Tennessee nos Estados Unidos.
Segundo o site "Carscoops", o modelo da Cadillac que deve receber o propulsor a gasolina deverá ser o novo XT5, um SUV de porte médio. Segundo a publicação, ao menos visualmente, o veículo deve se aproximar da versão chinesa, lançada há dois anos. Oficialmente, a GM diz não dar mais detalhes sobre o produto.
A motorização que a GM adotará no novo modelo também é incerta. Na China, o Cadillac XT5 vem com motor turbo de quatro cilindros e 2.0 litros que produz 233 e 35,6 kgfmm de torque. Ele é acoplado a uma transmissão automática de nove velocidades, que permite ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h.
A fábrica da GM no Tennessee ainda receberá US$ 125 milhões (R$ 650 milhões) para apoiar o motor turboalimentado de quatro cilindros e 2.7 litros. A GM afirmou que os fundos serão usados para "apoiar a produção contínua de um motor que equipa importantes caminhonetes Chevrolet.
No Brasil, os três modelos da Cadillac que chegarão ao final de 2026 são elétricos. Porém, o movimento mostra da General Motors mostra que a empresa não está abandonando os motores a combustão por completo, ainda que esteja atenta à transição elétrica.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!