A Renault anunciou, nesta quarta-feira (8), que o novo Twingo E-Tech será apresentado oficialmente no dia 6 de novembro. Ao menos no Reino Unido, porém, os clientes poderão encomendar o compacto a partir de 15 de outubro. As entregas acontecem em 2026.
O Twingo E-Tech chega com a proposta de ser compacto, elétrico e, principalmente, acessível. Conforme informou a Renault, a versão de entrada do modelo será comercializada no Reino Unido por 17 mil libras esterlinas (cerca de R$ 120 mil, na cotação atual).
Por todas essas características, a Renault vende o Twingo E-Tech como um "veículo urbano adequado para cada finalidade, sem concessões". O hatch será um concorrente direto do Volkswagen ID.1, que promete chegar ao mercado apenas no próximo ano.
Atualmente, os elétricos mais acessíveis no mercado britânico são o Dacia Spring e o Leapmotor T03, com preços de 14.995 e 15.995 libras esterlinas, respectivamente. A Renault, entretanto, tem alguns trunfos para se diferenciar dos rivais.
Como é o Twingo E-Tech?
A nova aposta da Renault é uma releitura moderna do icônico Twingo da década de 1990, que combina elementos nostálgicos com tecnologias avançadas. No interior, o layout mistura o retrô com o contemporâneo. O design tem mistura de diversas cores, como o verde que acompanha a pintura externa e detalhes em todo o painel.
Os bancos trazem padrões coloridos inspirados no original, com acabamento similar aplicado ao revestimento das portas e ao painel de instrumentos. Entre os destaques, o carro possui painel de instrumentos digital e uma tela multimídia central. Abaixo dela, há três grandes botões giratórios para o controle da ventilação e ar-condicionado.
O volante se assemelha bastante com o Megane E-Tech. Compartimentos práticos foram adicionados sob o painel e entre os bancos.
A Renault manteve alguns elementos clássicos do Twingo, como as janelas traseiras com aberturas basculantes e bancos traseiros rebatíveis na proporção 50:50, mas com ajustes modernos. Agora, o modelo oferece cinco portas, ao contrário das três do original, e substituiu o teto solar de tecido por um grande teto de vidro panorâmico.
Outro detalhe curioso é a presença de uma área magnética nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, onde os passageiros traseiros podem fixar seus celulares. Há também uma alça elástica que funciona como bolso para guardar mapas ou garrafas de água.
Em relação à motorização, a fabricante ainda não deu muitos detalhes, mas é possível que ele seja equipado com o mesmo motor elétrico do Renault 5, de 118 cv e com bateria de 40 kWh. A autonomia é de 305 km. Ainda assim, para reduzir custos, o Twingo pode ser equipado com uma bateria ainda menor.
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