A terceira geração do Jeep Compass foi revelada na Europa em maio deste ano. Na época, a expectativa é que o novo SUV chegasse ao Brasil em 2027. Entretanto, segundo publicou o site "Auto Segredos" nesta semana, o modelo será produzido apenas em janeiro de 2028, com lançamento para o terceiro trimestre do mesmo ano.
A nova geração do Compass será a responsável por estrear a plataforma STLA Medium no Brasil, abandonando a Small Wide. Desta forma, o utilitário esportivo da Jeep ganhará opções híbridas leves, híbridas plug-in e, posteriormente, uma variante 100% elétrica (BEV).
Nas versões de entrada, o Compass terá sistema híbrido leve associado ao câmbio e-DCT de seis marchas. Nas intermediárias, o SUV será ganha motorização híbrida plug-in, com transmissão e-DCT automatizada de dupla embreagem e sete marchas. O motor a combustão interna será sempre o 1.3 Turbo Flex 270.
Segundo a publicação, a ideia da Jeep é ter uma versão 100% elétrica (BEV), top de linha. Entretanto, esta opção ficará para outro ciclo de investimentos da Stellantis, possivelmente planejado para a década de 2030.
Como é a 3ª geração do Compass?
A nova geração do Compass lançada na Europa é maior, medindo 4,55 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Além disso, assim como todos os carros baseados na plataforma STLA Medium, o SUV terá um vão livre em relação ao solo superior a 22 centímetros.
Já o visual, mais quadrado e parrudo, apresenta a famosa grade com sete fendas, mas os faróis LED afilados e as lanternas traseiras em “X” dão um toque geométrico. Ele tem 20 cm de altura do solo, ângulos de ataque (20°), ventral (15°) e saída (26°), e pode cruzar até 470 mm de água.
Por dentro, a terceira geração do Compass foi totalmente reformulado, com o painel de instrumentos totalmente digital de 10 polegadas e uma central multimídia de belos 16 polegadas, ambas de série, com acabamentos mais refinados e um carregador por indução. O volante também foi alterado, e o console central ganhou o seletor giratório de marchas e o sistema Selec-Terrain para ajustar tração e suspensão em qualquer terreno.
Em termos de tecnologia, o novo Compass inclui o sistema ADAS nível 2, com piloto automático adaptativo Stop & Go, frenagem de emergência, assistente de faixa entre outros. Além disso, o SUV oferece atualizações Over-The-Air. O pacote opcional traz head-up display, bancos ventilados com massagem e teto solar.
Confira os vídeos do VRUM nos canais doYouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas