A Audi anunciou, nesta sexta-feira (29), que a nova geração do Q3 será produzida na fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. A fabricação acontecerá a partir de 2026, tendo em vista que a unidade está em reforma para a inclusão de novos equipamentos e outras adaptações.
O Q3 produzido no Brasil será oferecido nas carrocerias Sportback e "SUV". "Estamos reforçando nossa confiança no país e nosso compromisso em oferecer nossas mais recentes inovações aos consumidores", afirma Philippe Siffert, Diretor Executivo e CFO da Audi do Brasil.
Q3 híbrido no Brasil?
No início desta semana, a Audi já havia anunciado que o novo Q3 será produzido na Hungria e na Alemanha, sendo comercializado na Europa com preços entre 44,6 mil euros (R$ 280,5 mil) e 51,1 mil euros (R$ 321,7 mil).
Tanto o Q3 "SUV" quanto o Q3 Sportback terão cinco opções de motores na Europa - pela primeira vez na história, o modelo será híbrido plug-in. Até o momento, a marca não confirmou quais motorizações vão chegar ao Brasil, mas a configuração eletrificada pode ser uma opção.
Novo visual
Esteticamente, o novo Q3 passa a ostentar a nova identidade visual da marca, inspirado no Q5. Segundo a Audi, o modelo traz "design emocional" com a nova grade singleframe e faróis em duas peças com a parte superior mais afilada. Na lateral, o modelo manteve a linha de cintura alta, já tradicional dos SUVS da marca, e divide o veículo em dois.
Na traseira, o grande destaque do novo Audi Q3 Sportback está na lanterna traseira, que está mais fina, seguindo a tendência dos carros mais recentes da marca e agora conta com uma barra de LED que percorre toda a tampa traseira. Vale ressaltar também o novo logotipo iluminado e a parte inferior das lanternas, já quase na lateral do SUV, que remetem ao Q8 E-tron.
O interior conta com o novo volante e a nova linguagem interna dos carros da marca, que segundo a empresa, faz com que o interior fique ainda mais espaçoso, melhorando a convivência do usuário.
Audi no Brasil
O anúncio da Audi faz parte do projeto de expansão no Brasil. A marca planeja encerrar 2025 com 13 novos lançamentos e tem vários outros modelos programados para o próximo ano. Completando 30 anos no país, a empresa alemã possui concessionárias em todas as regiões, com mais de 40 lojas.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas