UAI

Toyota Yaris: 10 pontos para ficar de olho no compacto usado

Hatch compacto carrega a reputação da marca japonesa e se revela uma compra racional, inclusive como usado

Publicidade
Toyota Yaris só recebeu isenção nas versões básicas
Toyota Yaris só recebeu isenção nas versões básicas Foto: Toyota Yaris só recebeu isenção nas versões básicas

Não tem jeito. Pergunte a qualquer dono de Toyota ou motorista de táxi que tem carro da marca. É Deus no céu e a montadora japonesa na terra. Fato é que esse nível de adoração se reflete em diferentes automóveis da fabricante, inclusive no Toyota Yaris.

Lançado há cinco anos, o modelo veio nas carrocerias hatch e sedan para ser uma espécie de resposta aos compactos premium. Em especial da Honda, quando falamos de Fit e Honda City, que ainda estavam na ativa na antiga geração.

toyota yaris 1.5 xs modelo 2022 hatch compacto branco frente em movimento no asfalto
O hatch tem estilo um pouco mais moderno se comparado ao Etios, do qual herdou algumas coisas

Desta forma, o Toyota Yaris foi lançado para ser uma opção racional dentro desta categoria. Com a mesma boa fama de modelo com mecânica confiável e que não dá problema, o compacto tornou-se uma alternativa mais sofisticada que o Etios. Porém, mais barata à sempre “salgada” linha Corolla.

Conheça 10 fatos que você não pode deixar de saber se pretende comprar um Toyota Yaris usado.

1 – Uma história recente no mercado brasileiro

O Toyota Yaris foi lançado no Brasil em junho de 2018 já nas duas carrocerias. Produzido em Sorocaba (SP), começou a vida por aqui com os mesmos motores do Etios. As opções de entrada vinham com o 1.3 16V de 101cv com etanol e 94cv com gasolina, e o 1.5 16V de, respectivamente, 110cv (e) e 105cv (g) de potência.

A gama incluía várias versões e opções de câmbio manual ou transmissão continuamente variável (CVT). Tudo mudou na reestilização da linha em janeiro de 2022. O Toyota Yaris diminuiu o número de opções e aboliu o motor 1.3 e a caixa manual.

toyota yaris 1.5 xs modelo 2022 hatch compacto branco de lateral estatico asfalto
Modelo cumpre seu papel no segmento de compactos premium, com boas dimensões

2 - Melhor dos dois mundos?

Muita gente fala que o Yaris é o melhor dos dois mundos. Isso porque junta os motores com manutenção mais simples e mais econômicos – herdados do Etios – com o câmbio CVT de sete marchas simuladas que equipava o antigo Corolla.

Além disso, o Toyota Yaris trouxe um acabamento mais agradável para a linha compacta da marca. Não é referência em qualidade e precisão nos fechamentos, mas está mil anos-luz à frente do que o Etios ofereceu durante sua vida.

3 - Mas não é igual ao europeu

Apesar de ficar posicionado abaixo do Corolla, o Toyota Yaris tem mais similaridades com o andar de baixo. É que o nosso compacto é diferente do europeu. Na verdade, bebe na fonte do antigo Yaris tailandês.

Desta forma, o fato é que o Yaris feito no interior paulista usa a mesma plataforma do… Etios.

toyota yaris 1.5 xs modelo 2022 hatch compacto branco traseira estatico asfalto
Traseira tem lanternas horizontalizadas, que invadem as laterais do hatch

4 – O que dizer do desempenho do Toyota Yaris?

Outro fato indiscutível sobre o Toyota Yaris é que ele vai te entregar zero em emoção. É um carro competente para te levar do ponto A ao ponto B, sem esboçar qualquer pegada mais divertida.

Com o motor 1.3, o comportamento é ainda mais pacato. Bom para rodar na cidade de forma confortável, mas sem muita força para encarar ladeiras. O 1.5 te dá até uma vontade de pegar a estrada. As arrancadas são melhores e o motor desenvolve com certa agilidade.

Na linha 2022, o Toyota Yaris remodelado passou a oferecer dois modos de condução. O Eco, para priorizar o consumo, e o Sport, que estica mais as marchas. Mesmo assim, não se empolgue muito no quesito desempenho.

Vale mais a pena focar no consumo. Com etanol, a média fica em 8,8km/l na cidade e 10km/l na estrada. Com gasolina, 12,6km/l no ciclo urbano e 13,8km/l, no rodoviário.

5 – Os prós e contras no que diz respeito ao conforto

Um dos pontos altos do Toyota Yaris é a transmissão. Lembra que falamos que o compacto usa o câmbio CVT do Corolla de 11ª geração? Aqui ele entrega a mesma boa dose de conforto.

A caixa trabalha bem melhor com os motores 1.3 e 1.5 do que a obsoleta transmissão de quatro velocidades dos tempos de Etios. A evolução do motor se dá de forma suave, sem segurar demais as rotações ou aquele comportamento de liquidificador que muitos CVTs propiciam.

A posição de dirigir do Yaris não é das melhores e o volante podia ser menor. A ergonomia é satisfatória, assim como o isolamento acústico e o nível de acabamento.

De uma maneira geral, o espaço interno é bom. Atrás, os adultos têm certa folga para joelhos e pernas. Um terceiro passageiro, porém, vai apertado no assento central.

6 – Uma linha pra lá de enxuta

Com a reestilização do ano passado, a linha Toyota Yaris ficou mais pragmática. Agora, são apenas três versões, sempre com o mesmo conjunto: motor 1.5 e câmbio CVT. Confira os preços (primeira semana de abril de 2023).

Toyota Yaris XL: R$ 99.050

Toyota Yaris XS: R$ 105.890

Toyota Yaris XLS: R$ 117.590

7 - Japonês racional

Por que racional? Porque entre os fatos que explicam o Toyota Yaris está justamente sua proposta de ser um carro confiável, bom para cidade e com pós-venda sem grandes sustos. Além de ter boa liquidez e valorização entre os usados.

Acaba que o Yaris é aquela opção para quem precisa de carro para trabalhar na cidade. Ou mesmo para taxistas e motoristas de aplicativo. Também pode ser aquele segundo carro da família ou da filha ou filho que passaram para a faculdade.

8 – Fica a dica da versão boa do Toyota Yaris

O Toyota Yaris 2022 na versão XLS é a nossa pedida. É a opção mais completa da linha, que desde o ano passado já sai de fábrica com sete airbags, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas.

Na segurança, o Toyota Yaris XLS também oferece câmera de ré, Isofix e retrovisor eletrocrômico. No conforto, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, chave presencial e um inusitado teto solar. É o único da gama com frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa.

O câmbio CVT oferece sete marchas simuladas com aletas no volante para trocas sequenciais. A central multimídia tem tela de sete polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay.

toyota yaris 1.5 xs modelo 2022 hatch compacto branco cofre do motor estatico asfalto
Motor 1.5 proporciona bom desempenho, mas sem muita empolgação nas retomadas de velocidade

9 – Como são os preços de manutenção do modelo?

A Toyota passou a oferecer cinco anos de garantia para a linha Yaris. Com o compacto, a montadora mantém a fama de manutenção com preços razoáveis. Confira os valores das revisões com valor fixo a partir de 2020.

  • 10.000 km: R$ 406,60
  • 20.000 km: R$ 804
  • 30.000 km: R$ 639
  • 40.000 km: R$ 1.134
  • 50.000 km: R$ 642

Veja também os preços de algumas peças do Toyota Yaris 1.5:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 150
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 420 a R$ 500
  • Bomba de combustível: de R$ 400 a R$ 500
  • Kit troca de óleo (4 litros 10W30 + filtro): de R$ 150 a R$ 330
  • Amortecedor traseiro: de R$ 250 a R$ 380
  • Para-choque traseiro: de R$ 750 a R$ 900
  • Farol direito: de R$ 700 a R$ 1.200

toyota yaris 1.5 xs modelo 2022 hatch compacto branco roda de liga leve dianteira estatico asfalto
As versões de topo de linha são equipadas com rodas de liga leve com desenho esportivo

10 – Fique atento aos principais problemas do Toyota Yaris

Donos de Toyota Yaris apontam alguns defeitos comuns no compacto da marca japonesa. Em fóruns com proprietários e no site do Reclame Aqui existem muitas ocorrências em relação à carbonização do motor e defeitos precoces no alternador.

As centrais multimídias dos primeiros Toyota Yaris também são fontes de reclamações e costumam dar muitos problemas de tela escura e travamento. Fique atento ainda a defeitos no acabamento, como volante descascando ou rachaduras na tampa de cobertura do motor. O Toyota Yaris não tem registros de recall.

O VRUM testou o Toyota Yaris XS 1.5 CVT. Confira a avaliação!

https://youtu.be/HW8udGiVZw8

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas