Que a manutenção de um automóvel é importante, todos sabemos. Porém, nem sempre é possível realizar a manutenção nos prazos ideais, seja por necessidade do carro, falta de recursos financeiros, ou por puro esquecimento. Confira alguns erros de manutenção que parecem simples, mas podem te causar uma grande dor de cabeça e um prejuízo caríssimo.
O Portal Vrum conversou com a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, que listou os principais erros cometidos por muitos motoristas e o que você pode fazer para preveni-los.
-
Negligenciar a troca de óleo
O óleo lubrificante é fundamental para o bom funcionamento do motor, já que sua função é reduzir o atrito entre as peças e prevenir o desgaste prematuro. Segundo Luciana, o manual do veículo informa o prazo correto para a troca de óleo, que geralmente é a cada 10 mil quilômetros rodados ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.
“Deixar de trocar o óleo no tempo certo pode acumular borras no motor, prejudicando a combustão e aumentando o consumo de combustível”, diz Luciana.
Segundo a proprietária de oficina, para quem trafega constantemente em situações de uso severo, onde o giro do motor é mais elevado, deve se atentar, pois o prazo pode ser ainda menor.
-
Ignorar a vida útil dos pneus
Muita gente não sabe, mas os pneus são essenciais não só para a segurança e estabilidade do veículo, mas até mesmo para a economia de combustível.
Segundo a especialista, é importante respeitar o índice de desgaste do pneu, TWI, além de manter a calibragem quinzenal e realizar o alinhamento de direção conforme o recomendado pelo manual do veículo.
“Quando os pneus estão desgastados, não só a aderência ao solo fica comprometida, como também acaba sobrecarregando outras peças, como os amortecedores, por exemplo”, afirma Luciana.
A dica que a especialista dá nesse caso é, além de calibrar os pneus corretamente, fazer a calibragem com os pneus frios para evitar diferença de libras e melhorar a eficiência do carro e prolongar sua vida útil. A especialista recomenda, também, consultar o manual do veículo para aprender a quantidade correta de libras a serem colocadas e quando realizar o rodízio dos pneus.
-
Não substituir os filtros no tempo certo
De acordo com Luciana, é muito comum aparecerem clientes na oficina que não querem fazer a substituição do filtro de ar e do filtro de combustível, e em alguns casos, nem mesmo do filtro de óleo.
Porém, os filtros de óleo, ar e combustível são importantíssimos no funcionamento do veículo. O filtro de óleo, por exemplo, é responsável por acumular resíduos e, se não for trocado junto com o óleo, pode contaminar o lubrificante novo, visto que o filtro armazena cerca de 500 ml de óleo.
Já o filtro de ar impede que impurezas externas entrem no motor, e quando está sujo, acaba forçando o motor a trabalhar mais, resultando em aumento do consumo de combustível. Por fim, deixar de substituir o filtro de combustível, pode causar falhas no motor e elevar o consumo em até 20%, segundo a especialista.
Realizar a substituição desses componentes em dia vai garantir um melhor desempenho e economia financeira.
-
Ignorar luzes de alerta no painel
As luzes do painel são a forma do veículo se comunicar com o motorista, indicando possíveis problemas mecânicos. “Luzes como a de temperatura, óleo ou injeção eletrônica jamais devem ser ignoradas pelo motorista, e dependendo da luz que estiver acesa, como a de temperatura, por exemplo, é necessário levar o veículo imediatamente para a oficina, ou até mesmo acionar um reboque para evitar danos mais graves,” explica Luciana.
A especialista reforça que consultar o manual do veículo é a melhor forma de entender o significado de cada luz, uma vez que uma ação rápida pode evitar prejuízos maiores.
-
Abastecer em postos desconhecidos
Segundo Luciana, é muito comum as pessoas não se programarem quanto ao seu percurso, seja ele diário, semanal ou mensal, para conseguirem fazer o abastecimento em postos de confiança.
“A qualidade do combustível afeta diretamente o desempenho do motor. Abastecer em postos desconhecidos pode expor o veículo a combustíveis adulterados, levando a falhas, provoca o acendimento da luz da injeção eletrônica e, em casos mais graves, pode fazer com que o veículo pare de funcionar”, diz.
A recomendação da especialista é que os motoristas criem um “ritual” de abastecer sempre em um posto de confiança e solicitar o cupom fiscal, para garantir a procedência do combustível e evitar problemas mecânicos.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!