x
UAI
QUAL VOCÊ LEVA?

10 carros usados até R$ 85 mil sem dor de cabeça que ninguém quer vender

Modelos são tão queridos que os donos não pensam em se desfazer deles

Publicidade
A perua Toyota Fielder foi lançada no mercado brasileiro em 2004
A perua Toyota Fielder foi lançada no mercado brasileiro em 2004 Foto: A perua Toyota Fielder foi lançada no mercado brasileiro em 2004

Alguns carros usados têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Seja pela robustez, conforto ou versatilidade, esses modelos são daqueles que os donos compram e não querem vender, mesmo depois de rodar mais muitos km. O VRUM montou uma lista com 10 carros que são verdadeiros xodós que conquistam os brasileiros por características únicas no mercado de usados. 

Honda CR-V

 

20130405100956215896o
CR-V tem preços a partir de R$ 98,9 mil (LX) e R$ 114,9 mil (EXL) Foto: CR-V tem preços a partir de R$ 98,9 mil (LX) e R$ 114,9 mil (EXL)

O Honda CR-V EXL da quarta geração, lançado em 2012, é um SUV médio que faz sucesso até hoje. Equipado com um motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros, entrega 150/155 cv e 19,3/19,5 kgfm de torque, ligado a um câmbio automático de cinco marchas. Tem 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,62 metros – quase o tamanho de um Jeep Compass atual – e porta-malas de 589 litros. Segundo a FIPE, o modelo 2013 custava R$ 109.900 na época e hoje está em R$ 80.687, com valorização entre 2024 e 2025.

A confiabilidade mecânica é o principal motivo que atrai os consumidores e faz o SUV médio ser tão querido. O CR-V é robusto, com manutenção simples e uma rede de oficinas que conhece o carro de cabo a rabo. Além disso, o espaço interno e o conforto para a família são os pilares.

Toyota Corolla 

Análise de carro usado sobre o Toyota Corolla 2010.
Toyota Corolla 2010 Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

O Toyota Corolla da 11ª geração, lançado em 2014, é outro que os donos não largam, por ser um sedã médio que traz motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros, com 143/154 cv e 19,4/21,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Tem 4,62 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás. O preço FIPE do modelo XEi 2016 hoje é R$ 83.086, com leve valorização (em 2024, estava R$ 82.022), mas em 2015 custava R$ 86.900.

O Corolla é sinônimo de durabilidade. Os donos elogiam a baixa manutenção, o conforto e o bom valor de revenda, mesmo com alta quilometragem. O espaço interno e o acabamento também agradam.

Toyota Hilux

8153c068 toyota hilux srv flex 4 x 2 aut
Toyota Hilux SRV Foto: Divulgação

A Toyota Hilux na versão SRV ano 2006 oferece motor 3.0 turbodiesel de quatro cilindros rende 163 cv e 35 kgfm de torque, com câmbio automático de quatro marchas. Mede 5,25 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,82 m de altura, tem caçamba de 1.000 litros e carga útil de até 1.000 kg. A FIPE aponta R$ 85 mil para modelos 2006.

Os donos amam a Hilux pela capacidade de carga e resistência, seja no trabalho ou em trilhas. A mecânica é confiável, e o motor diesel é econômico para a categoria. Porém, o  que acaba não sendo um ponto tão forte deste modelo é o câmbio de quatro marchas que limita a picape em retomadas.

Nissan Sentra 

Nissan Sentra 2.0 modelo 2016 branco de frente em movimento no asfalto
Nissan Sentra modelo 2016 é uma boa opção no mercado de usados Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O Nissan Sentra é um sedã médio que conquista pela relação custo-benefício. O motor 2.0 flex de quatro cilindros entrega 140 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio CVT. Tem 4,62 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, e vem bem equipado: freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, vidros e travas elétricas, ar-condicionado automático, volante multifuncional, piloto automático, multimídia e bancos em couro. A FIPE ano 2013, SL, é R$ 57.810.

Quem tem um Sentra não vende por causa do espaço interno, do conforto e da lista de equipamentos. A confiabilidade também é elogiada – alguns donos relatam que o carro roda mais de 200 mil km sem grandes problemas.

Toyota Fielder

toyota fielder s modelo 2006 preta de frente estatica no asfalto
Toyota Fielder S, versão esportivada da perua Foto: Divulgação

A Toyota Fielder, versão XEi, produzida entre 2004 e 2008, é uma station wagon que ainda faz sucesso, além de ser amada. Seu motor 1.8 de quatro cilindros rende 132/132 cv e 17,3/17,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas (a versão XEi também teve automático). Mede 4,45 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,53 m de altura, entre-eixos de 2,60 metros, e porta-malas de 411 litros. Vem com ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, airbags frontais e freios ABS.

A Fielder é amada pela praticidade e pela mecânica compartilhada com o Corolla, o que oferece a boa e velha durabilidade e manutenção barata. Os donos gostam muito do modelo devido ao espaço para família e o estilo perua, que hoje é raro. O defeito é a falta de peças específicas, já que saiu de linha.

Hyundai Elantra

Hyundai Elantra 2014 prata, de frente, estacionado em local asfaltado, com vegetação ao fundo
Hyundai Elantra 2014 prata, de frente, estacionado em local asfaltado, com vegetação ao fundo Foto: Hyundai/Divulgação

O Hyundai Elantra chama atenção pelo visual e pelo pacote. O motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros entrega 169/178 cv e 20/21,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a 195 km/h. Tem 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, e vem com ar-condicionado digital, volante multifuncional, piloto automático, vidros e travas elétricas, bancos em couro e multimídia. A FIPE na versão GLS 2015 é de R$ 66.815.

Seu design elegante, bom desempenho e conforto chama atenção dos donos, raro em um carro com preço de certa forma acessível. O interior é bem acabado pra época, e o espaço interno agrada. O que acaba não sendo dos melhores pontos é a manutenção mais cara que a de rivais como o Corolla.

Fiat Toro

Fiat Toro Volcano 2020 branca de traseira em movimento
Fiat Toro criou o segmento de picapes intermediárias e sempre foi um sucesso de vendas Foto: Divulgação

A Fiat Toro Freedom 2017, da primeira geração, lançada em 2016, é uma picape médio/compacta que mudou a forma de picape no Brasil em 2016. O motor 1.8 aspirado flex de quatro cilindros rende 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Tem 4,91 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,68 m de altura, entre-eixos de 2,99 metros, caçamba de 820 litros e carga útil de 650 kg. 

A FIPE é R$ 81.294. A Toro é querida pela versatilidade – serve para o trabalho e para os passeios. O design moderno e a dirigibilidade de SUV também ajudam..

Mitsubishi L200 

Mitsubishi L200 Triton OUTDOOR 2018
Mitsubishi L200 Triton OUTDOOR Foto: Imagem: Mitsubishi/Divulgação

A Mitsubishi L200 Triton HPE 2009 é uma picape média para quem precisa de força. O motor 3.2 turbodiesel de quatro cilindros entrega 165 cv e 38,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Mede 5,07 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,78 m de altura, entre-eixos de 3,00 metros, caçamba de 788 litros e carga útil de 1.015 kg. A FIPE é R$ 80.264.

Os donos gostam dela principalmente pela capacidade off-road e pela durabilidade. A L200 aguenta o tranco no trabalho e em trilhas, e o motor diesel é econômico.

Chevrolet Astra 

chevrolet astra hatch 2.0 advantage flex modelo 2008 vermelho de traseira estatico no asfalto
Chevrolet Astra 2.0 Advantage modelo 2008 Foto: Chevrolet Astra 2.0 Advantage modelo 2008

O Chevrolet Astra é um hatch médio que marcou época. O motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros rende 133/140 cv e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e chega a 200 km/h. Vem com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, e direção hidráulica. A FIPE da versão  Advantage 2011 é R$ 36.414.

O Astra é amado pela dirigibilidade e pelo motor esperto. Os donos gostam do custo-benefício e da facilidade de manutenção, mas o consumo com etanol é alto.

Mitsubishi Pajero 

Mitsubishi Pajero TR4 4x4 modelo 2007 preto de frente câmbio manual
Mitsubishi Pajero TR4 Foto: Divulgação

A Mitsubishi Pajero TR4 2015, na versão 2.0 4x2, é um SUV compacto com motor 2.0 flex de quatro cilindros que entrega 135/140 cv e 20 kgfm/22 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Tem suspensão McPherson na frente e eixo rígido atrás, mede 4,58 metros de comprimento, entre-eixos de 2,45 metros, e porta-malas de 312 litros. A FIPE é R$ 60.215.