Alguns carros usados têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Seja pela robustez, conforto ou versatilidade, esses modelos são daqueles que os donos compram e não querem vender, mesmo depois de rodar mais muitos km. O VRUM montou uma lista com 10 carros que são verdadeiros xodós que conquistam os brasileiros por características únicas no mercado de usados.
Honda CR-V
O Honda CR-V EXL da quarta geração, lançado em 2012, é um SUV médio que faz sucesso até hoje. Equipado com um motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros, entrega 150/155 cv e 19,3/19,5 kgfm de torque, ligado a um câmbio automático de cinco marchas. Tem 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,62 metros – quase o tamanho de um Jeep Compass atual – e porta-malas de 589 litros. Segundo a FIPE, o modelo 2013 custava R$ 109.900 na época e hoje está em R$ 80.687, com valorização entre 2024 e 2025.
A confiabilidade mecânica é o principal motivo que atrai os consumidores e faz o SUV médio ser tão querido. O CR-V é robusto, com manutenção simples e uma rede de oficinas que conhece o carro de cabo a rabo. Além disso, o espaço interno e o conforto para a família são os pilares.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla da 11ª geração, lançado em 2014, é outro que os donos não largam, por ser um sedã médio que traz motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros, com 143/154 cv e 19,4/21,3 kgfm de torque, acoplado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Tem 4,62 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás. O preço FIPE do modelo XEi 2016 hoje é R$ 83.086, com leve valorização (em 2024, estava R$ 82.022), mas em 2015 custava R$ 86.900.
O Corolla é sinônimo de durabilidade. Os donos elogiam a baixa manutenção, o conforto e o bom valor de revenda, mesmo com alta quilometragem. O espaço interno e o acabamento também agradam.
Toyota Hilux
A Toyota Hilux na versão SRV ano 2006 oferece motor 3.0 turbodiesel de quatro cilindros rende 163 cv e 35 kgfm de torque, com câmbio automático de quatro marchas. Mede 5,25 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,82 m de altura, tem caçamba de 1.000 litros e carga útil de até 1.000 kg. A FIPE aponta R$ 85 mil para modelos 2006.
Os donos amam a Hilux pela capacidade de carga e resistência, seja no trabalho ou em trilhas. A mecânica é confiável, e o motor diesel é econômico para a categoria. Porém, o que acaba não sendo um ponto tão forte deste modelo é o câmbio de quatro marchas que limita a picape em retomadas.
Nissan Sentra
O Nissan Sentra é um sedã médio que conquista pela relação custo-benefício. O motor 2.0 flex de quatro cilindros entrega 140 cv e 20 kgfm de torque, com câmbio CVT. Tem 4,62 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, e vem bem equipado: freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, vidros e travas elétricas, ar-condicionado automático, volante multifuncional, piloto automático, multimídia e bancos em couro. A FIPE ano 2013, SL, é R$ 57.810.
Quem tem um Sentra não vende por causa do espaço interno, do conforto e da lista de equipamentos. A confiabilidade também é elogiada – alguns donos relatam que o carro roda mais de 200 mil km sem grandes problemas.
Toyota Fielder
A Toyota Fielder, versão XEi, produzida entre 2004 e 2008, é uma station wagon que ainda faz sucesso, além de ser amada. Seu motor 1.8 de quatro cilindros rende 132/132 cv e 17,3/17,5 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas (a versão XEi também teve automático). Mede 4,45 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,53 m de altura, entre-eixos de 2,60 metros, e porta-malas de 411 litros. Vem com ar-condicionado digital, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos, airbags frontais e freios ABS.
A Fielder é amada pela praticidade e pela mecânica compartilhada com o Corolla, o que oferece a boa e velha durabilidade e manutenção barata. Os donos gostam muito do modelo devido ao espaço para família e o estilo perua, que hoje é raro. O defeito é a falta de peças específicas, já que saiu de linha.
Hyundai Elantra
O Hyundai Elantra chama atenção pelo visual e pelo pacote. O motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros entrega 169/178 cv e 20/21,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e chega a 195 km/h. Tem 4,53 metros de comprimento, entre-eixos de 2,70 metros, e vem com ar-condicionado digital, volante multifuncional, piloto automático, vidros e travas elétricas, bancos em couro e multimídia. A FIPE na versão GLS 2015 é de R$ 66.815.
Seu design elegante, bom desempenho e conforto chama atenção dos donos, raro em um carro com preço de certa forma acessível. O interior é bem acabado pra época, e o espaço interno agrada. O que acaba não sendo dos melhores pontos é a manutenção mais cara que a de rivais como o Corolla.
Fiat Toro
A Fiat Toro Freedom 2017, da primeira geração, lançada em 2016, é uma picape médio/compacta que mudou a forma de picape no Brasil em 2016. O motor 1.8 aspirado flex de quatro cilindros rende 135/139 cv e 18,8/19,3 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Tem 4,91 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,68 m de altura, entre-eixos de 2,99 metros, caçamba de 820 litros e carga útil de 650 kg.
A FIPE é R$ 81.294. A Toro é querida pela versatilidade – serve para o trabalho e para os passeios. O design moderno e a dirigibilidade de SUV também ajudam..
Mitsubishi L200
A Mitsubishi L200 Triton HPE 2009 é uma picape média para quem precisa de força. O motor 3.2 turbodiesel de quatro cilindros entrega 165 cv e 38,1 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Mede 5,07 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,78 m de altura, entre-eixos de 3,00 metros, caçamba de 788 litros e carga útil de 1.015 kg. A FIPE é R$ 80.264.
Os donos gostam dela principalmente pela capacidade off-road e pela durabilidade. A L200 aguenta o tranco no trabalho e em trilhas, e o motor diesel é econômico.
Chevrolet Astra
O Chevrolet Astra é um hatch médio que marcou época. O motor 2.0 aspirado flex de quatro cilindros rende 133/140 cv e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e chega a 200 km/h. Vem com ar-condicionado, vidros e travas elétricas, e direção hidráulica. A FIPE da versão Advantage 2011 é R$ 36.414.
O Astra é amado pela dirigibilidade e pelo motor esperto. Os donos gostam do custo-benefício e da facilidade de manutenção, mas o consumo com etanol é alto.
Mitsubishi Pajero
A Mitsubishi Pajero TR4 2015, na versão 2.0 4x2, é um SUV compacto com motor 2.0 flex de quatro cilindros que entrega 135/140 cv e 20 kgfm/22 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco velocidades. Tem suspensão McPherson na frente e eixo rígido atrás, mede 4,58 metros de comprimento, entre-eixos de 2,45 metros, e porta-malas de 312 litros. A FIPE é R$ 60.215.
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