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Ford Ka Sedan: 10 dicas para você comprar melhor o compacto usado

Ford Ka Sedan agrega todas as virtudes do hatch, mas com a vantagem de um porta-malas maior para ser boa opção de usado

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O Ka Sedan é derivado da terceira geração do hatch, que passou a ser classificado como um compacto
O Ka Sedan é derivado da terceira geração do hatch, que passou a ser classificado como um compacto Foto: Ford/Divulgação

O Ford Ka sempre foi um subcompacto, mas em sua terceira geração cresceu e teve direito a uma configuração sedan. Lançado em 2014, o modelo foi apelidado de Kazão, estreou apenas na configuração quatro portas e caiu como uma luva no mercado brasileiro, onde o três-volumes é sinônimo de status.

O mais importante, porém, é que o Ford Ka Sedan traz as mesmas qualidades do hatch. Motores dispostos, bom acerto dinâmico e posição agradável de dirigir são algumas dessas virtudes. Fora o fato do porta-malas maior. Veja agora 10 fatos sobre o Ford Ka Sedan.

1 - A trajetória do Ford Ka Sedan

Ford Ka Sedan
O Ka Concept 4 portas já estava bem próximo da versão final de produção Foto: Ford/Divulgação

A primeira aparição do Ford Ka Sedan se deu em fevereiro de 2014 na forma de um carro-conceito. Apresentado em São Paulo, o Ka Concept 4 portas já estava bem próximo da versão final de produção, que foi lançada oficialmente em agosto daquele mesmo ano.

Derivado da terceira geração do hatch - que estreou na mesma época, cresceu e passou a ser classificado como um compacto -, o Ford Ka Sedan chegou para disputar mercado com outros três-volumes de entrada. Os motores: um novo tricilíndrico 1.0 e o 1.5.

Ford Ka Sedan
Sedan tem 4,27 metros de comprimento e 2,49m de entre-eixos Foto: Ford/Divulgação

Claro que vendeu menos que o seu irmão menor, mas mesmo assim não decepcionou. No primeiro ano cheio de vendas, 2015, o Ford Ka Sedan anotou mais de 34 mil unidades e foi o quinto mais licenciado da categoria, atrás de Chevrolet Prisma, Fiat Siena, Hyundai HB20S e VW Voyage, e à frente de Chevrolet Classic, Toyota Etios Sedan e Nissan Versa.

Depois de ganhar alguns equipamentos ao longo dos primeiros anos após a estreia, em 2018, já como linha 2019, o Ford Ka Sedan passou por uma reestilização e trouxe novo motor 1.5, além de nova calibragem da suspensão e opções automáticas.

Foi basicamente o último suspiro. Em janeiro de 2021, com a decisão da Ford de encerrar sua produção no Brasil, o Ka Sedan deixou de ser oferecido no país.

2 - Símbolo para carroceria inédita

Ford Ka Sedan
Modelo foi lançado como Ka+ Foto: Ford/Divulgação

Curiosamente, o Ford Ka Sedan não nasceu com este nome. No lançamento, a marca estadunidense o batizou de Ka+ para o diferenciar do hatch. Acabou recebendo o apelido de Kazão, mas o próprio mercado passou a adotar o “Sedan” como sobrenome com o passar do tempo.

3 - Motores

Ford Ka Sedan
Motor 1.5 de três cilindros, da família Dragon, alcançava os 136cv e dava bom desempenho ao modelo Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

A terceira geração do Ka e o Ka Sedan foram os responsáveis por estrear o motor 1.0 três-cilindros da família Ti-VCT. Com comando variável de válvulas na admissão e no escape, gera 85cv de potência e 10,7kgfm de torque máximo a 3.500rpm com etanol e 80cv e 10,2kgfm (nas mesmas 3.500rpm), com gasolina.

Neste início, as versões mais caras do Ford Ka Sedan vinham com o 1.5 16V da linha Sigma. Nestes casos, são 110cv com etanol e 105cv, com gasolina. O torque máximo fica em respectivos 14,9/14,6kgfm a 4.250 giros.

Na remodelação, esse conjunto foi substituído por um bem mais legal. O 1.5 12V da família Dragon, com potência de 136cv com álcool e de 128cv, com o combustível fóssil. Já o torque é de, respectivamente, 16,1/15,6kgfm a 4.750 rotações.

4 - Desempenho do Ford Ka Sedan 1.5

Ford Ka Sedan
Modelo foi reestilizado em 2018 Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

E vamos nos concentrar justamente no desempenho do 1.5 mais recente. O motor Dragon três canecos não foge à tradição da Ford de ter conjuntos mecânicos que se destacam pelo desempenho. Ainda mais para um compacto como o Ka Sedan, os 136/128cv sobram.

Não admira que o 0 a 100km/h possa ser obtido em menos de 10 segundos. O motor responde de forma ágil ao pedal do acelerador e o câmbio bem escalonado facilita as coisas com engates precisos. O consumo urbano fica na faixa dos 8,5km/l (e) e dos 12,5km/l (g).

No embalo da reestilização, o Ka Sedan também estreou câmbio automático na linha compacta da Ford. Nem é preciso salientar que a caixa 6F-15 é muito - mas bota muito nisso - melhor resolvida que a transmissão automatizada Powershift, que o Ka não chegou a conhecer, mas que foi aposentada na montadora depois disso.

As mudanças do câmbio de seis marchas são rápidas e quase não se percebem trancos ou imprecisões, o que reforça um rodar mais confortável. O 0-100km/h é feito em 10,5 segundos, mas o consumo piora significativamente na cidade: 7,6km/l com etanol e 10,9km/l, com gasolina.

5 - Dinâmica melhorou

Ford Ka Sedan
Câmbio automático de seis marchas acompanhava o motor 1.5 Dragon Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Além do motor 1.5 Dragon, a linha 2019 do Ford Ka Sedan ainda recebeu melhorias em sua construção. Com reforços estruturais, o carro, que já era bem acertado dinamicamente, aprimorou a condução. A suspensão também recebeu nova calibragem e o modelo ficou mais firme.

Na estrada, tais características ficam evidentes. A direção é precisa e direta e o Ford Ka Sedan aponta bem nas curvas. As freadas são equilibradas e os sinais de flutuação só aparecem mesmo se você abusar do pedal da direita.

6 - Perdeu equipamentos!

Fique atento porque, na linha 2020, os Ford Ka hatch e Sedan perderam um importante item de segurança: os airbags do tipo cortina, que servem para proteger a cabeça dos ocupantes. A gama compacta passou a ter quatro bolsas - as frontais obrigatórias por lei e as dianteiras laterais.

7 - Conforto

Ford Ka Sedan
Porta-malas tem 445 litros de volume Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Para um compacto, o Ford Ka Sedan está dentro da média. Com 4,27 metros de comprimento e 2,49m de entre-eixos, oferece poucas folgas para pernas e joelhos e é um carro mais adequado para até quatro ocupantes.

A suspensão mais firme não se incomoda tanto com os buracos e na cabine quase não se sente vibrações. O porta-malas é que é o grande diferencial. Com 445 litros, leva bagagens grandes e médias sem dramas. O acabamento interno, por sua vez, é bem fraco em termos de qualidade do plástico e fechamentos.

8 - Boa safra

Ford Ka Sedan
Espaço interno oferece poucas folgas para pernas e joelhos Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

Indicamos o Ford Ka Sedan ano 2019 na versão Titanium, com motor 1.5 12V e câmbio automático de seis marchas. Tem preços entre R$ 58 mil e R$ 63 mil nas principais plataformas de compra e venda de veículos (valores apurados na segunda semana de fevereiro de 2024).

Na segurança é bem recheado para um compacto. Leva seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de subida em rampas, câmera e sensor de ré, Isofix e chamada de assistência de emergência.

No conforto, a central multimídia Sync permite espelhamento de smartphones. Ela se junta a itens como ar-condicionado, revestimento de couro, chave presencial, trio elétrico e piloto automático.

9 - Manutenção

A Ford não é das mais barateiras quando o assunto é pós-venda. Mas o Ka Sedan também não é difícil de manter. O motor 1.5 Dragon é moderno e tem manutenção um pouco mais complexa, mas nada assustador.

Veja agora preços de peças do Ford Ka Sedan 1.5 ano 2019:

  • Jogo com 4 pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 130
  • Jogo com 4 velas de ignição: de R$ 70 a R$ 100
  • Bomba de combustível: de R$ 160 a R$ 310
  • Kit troca de óleo (4 litros 5w20 + filtro): de R$ 220 a R$ 370
  • Amortecedor traseiro: de R$ 460 a R$ 600 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 800
  • Farol direito: de R$ 450 a R$ 700


10 - Principais problemas do Ford Ka Sedan

A embreagem merece atenção especial quando você for pesquisar por um Ford Ka Sedan usado. Dificuldades ao engatar as marchas, especialmente a ré, e barulhos estranhos vindos da transmissão são comuns no três-volumes compacto da marca norte-americana.

Outras queixas comuns dizem respeito a problemas no motor de arranque (com dificuldades na partida) e infiltração de água na cabine. Verifique, ainda, se as portas estão fechando perfeitamente.

Recalls:

  • troca do cilindro da ignição dos Ford Ka Sedan ano 2014
  • substituição de fechaduras das portas e chaves em modelos produzidos em 2014
  • troca dos cintos de segurança de carros fabricados em 2016
  • substituição do volante e da estrutura dos bancos em unidades fabricadas em 2018 e 2019

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