Desde que a Stellantis comprou 51% das ações da Leapmotor e formou uma Join-Venture, havia a expectativa da chegada do primeiro carro da marca ao Brasil. A espera acabou. O SUV grande C10 foi apresentado oficialmente no fim de outubro e hoje nós contamos os detalhes do modelo, que inaugura a chegada da “Leap” ao país. Em janeiro do ano que vem, há a previsão de novidade, o B10, um SUV médio que também falaremos um pouco aqui.
Antes de falar do carro, vale fazer uma breve apresentação da marca, que chega agora ao país. A Leapmotor nasceu em 2015, mas sua fábrica foi construída em 2017, com início da produção em 2019. Em 2023, 145 mil unidades foram produzidas e passou para o guarda-chuva da Stellantis, que tem ainda marcas como Fiat, Peugeot, Citröen, Jeep e RAM. Neste ano, a Leapmotor atingiu a marcar de um milhão de unidades produzidas. A marca está presente em mais de 30 mercados, com quase 2 mil pontos de vendas e serviços. Em setembro, vendeu mais de 66 mil unidades, recorde da marca que tem um crescimento acumulado de 130% ante 2024.
O principal ponto de impacto da chegada da Leapmotor é o uso da tecnologia REEV (Range-Extender Electric Vehicle), chamada pela empresa de ultra-híbrido, que nada mais é do que um carro elétrico equipado com um motor a combustão que funciona somente como extensor de alcance. Mas há também a versão 100% elétrica, chamada de BEV.
“É uma tecnologia única que é elétrico na experiência e híbrido na liberdade”, disse Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor na América do Sul. “Nós enxergamos um futuro muito claro com esse tipo de tecnologia na transição energética, o que tem a ver com o futuro da Leapmotor e o futuro mercado brasileiro no geral”, completou.
Minimalismo
A primeira percepção é a ideia de um carro minimalista. O design interior é completamente diferente de praticamente todos os outros modelos existentes no país. Quase tudo é feito pela tela multimídia central. Até mesmo os retrovisores são controlados pela tela. Para quem gosta de botões, terá que se contentar com os controles dos vidros.
“Algumas pessoas podem ter a ideia equivocada de que minimalista é mínimo, é simples, pobre, mas é exatamente o contrário aqui. A essência do design minimalista é, digamos, a busca pela excelência, só o que realmente importa”, disse André Fonseca, responsável pelo design.
O que também chama a atenção logo de cara é o tamanho do teto panorâmico Sky View, de mais de 2 metros e que cobre praticamente toda a parte superior, deixando o interior bem claro, com grande luminosidade. Porém, ele não abre.
Dimensões
O C10 tem ângulo de entrada de 17º graus e 23º de saída, comprimento total de 4739 mm, entre-eixos de 2825 mm, largura de 1900 mm e altura de 1680 mm. O espaço interno é confortável para o motorista e para o passageiro. O mesmo vale para a segunda fila, que tem uma boa distância para o banco. O porta-malas da versão Reev é de 435 litros, enquanto a versão BEV é de 465 litros.
As rodas são de 20”, de liga-leve, com pneus: 245/45 R20. As maiores na comparação com a concorrência.
Motorização
Na versão BEV, o C10 tem 218 cv de potência e 320 nm de torque. Ele pesa 2007 kg, com bateria de tração de 69,9 KWh, potência de 160 KW. Nesta versão, ele faz de 0 a 100 km/h em 8,3s. Segundo o Inmetro, a autonomia de 338 km. De acordo com a WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), a autonomia é de 420 km.
Já na versão REEV, o C10 tem 215 cv de potência e 320 nm de torque. Neste ponto, o carro da Leap fica atrás de dois dos três principais concorrentes. O Jaecoo J7, por exemplo, tem 339 cv e 510 nm. O
C10 pesa 1976 kg, com bateria de tração de 28,4 KWh, potência de 158 KW. Nesta versão, ele faz de 0 a 100 km/h em 8,2s. Mas aqui que vem o pulo do gato. De acordo com a WLTP, a autonomia dele é de 950 km. Estamos falando de praticamente 1.000 km de autonomia.
“Uma excelente autonomia que nós temos dentro do ciclo e metodologia da WRTP, é um dos pontos de destaque da tecnologia ultra-híbrida aplicada no C10”, afirmou Paulo Bruno, vice-presidente de Tech Center da Stellantis na América do Sul.
Tempos de recarga
Em uma estação de carregamento de recarga rápida (DC) o BEV consegue de 30% a 80% em 30 minutos, enquanto o REEV faz a mesma porcentagem em 18 minutos, o tempo de um café no posto.
Já em carregador AC, de corrente alternada, o BEV faz de 5% a 100% entre 7 e 8 horas, enquanto o REEV faz a mesma porcentagem em 6 horas.
Como funciona o ultra-híbrido (REEV)?
- São quatro opções de condução de modo de energia do C10
- EV+: Uso urbano. Prioriza a rodagem exclusivamente no modo elétrico: só aciona o motor a combustão quando a carga da bateria está baixa.
- EV: Recomendado para uso urbano e extra-urbano também prioriza a rodagem em modo elétrico, com eventual acionamento do motor a combustão.
- Combustível: Aciona automaticamente o motor a combustão em velocidades extra urbanas. Ideal para viagens longas.
- Power+: O motor a combustão é acionado desde a partida do carro, priorizando a recarga da bateria.
Tecnologia
Um ponto de pode desagradar muita gente é a forma de entrar no C10. É preciso usar um cartão no retrovisor e colocá-lo na bandeja de carregamento para ligar o carro. Não é tão prático. As portas se abrem ao apertar a maçaneta e puxar a outra parte dela. Fizemos o teste algumas vezes, sem dificuldade, mas talvez não seja simples para todos.
O desbloqueio pode ser feito também via mobile-first, com comando por meio do app no celular. Nele, é possível criar toda uma rotina e programação para o seu dia a dia, desde programar para aquecer os bancos nos dias mais frios antes de entrar no veículo a ter o controle de energia, bateria e consumo.
O cluster digital também é personalizável, podendo deixar o mapa apenas nele ou em conjunto do painel multimídia. O Leap One, sua central multimidia, tem uma tela de 14,6“ com conexão à internet e atualização OTA.
Por ela é possível controlar quase tudo do carro. Desde abrir o porta-malas, teto, a direcionar o ar-condicionado. É possível ainda mudar as cores internas da iluminação ambiente. O C10 tem câmeras com visão 360º com função de chassi transparente, visão de rodas e modo gravação.
Segurança
O C10 conta com sete airbags (incluindo um central entre os bancos dianteiros). Na comparação com os concorrentes, apenas o Jaecoo J7 tem sete airbags. BYD Song Plus e Haval H6 PHEV19 têm seis.
A iluminação ambiente ajuda na manobra, mudando de luz quando se aproxima de algum obstáculo.
Há a opção de piloto automático inteligente, que mantém distância dos carros à frente, com assistência em engarrafamentos. Além de frenagem automática de emergência e detecção de ponto cego.
Conforto
Os bancos têm revestimento premium e certificação OEKO-TEX, bancos dianteiros com memória e função Welcome/Good Bye para o motorista, ajustes elétricos, aquecimento e ventilação.
O ar-condicionado é digital de duas zonas com ajuste eletrônico do fluxo do ar, detecção de poluentes e saída para a segunda fileira.
O sistema de som é Theather Sound System 7.1 de 840W com 12 alto-falantes. Durante o teste-drive, nós tivemos uma boa percepção da potência dos alto-falantes. Os concorrentes têm entre 8 a 10 alto-falantes.
Peças e serviços e pós-venda
Um dos pilares da chegada da Leapmotor ao Brasil é ter por trás a Stellantis. Isso traz um pacote com mais de 10 milhões de peças em estoque na região.
Para incentivar a compra, a Stellantis vai dar um Wallbox e bônus de R$ 1.300 para a instalação em casa, gratuidade de recarga em pontos Zletric, serviços de teste drive estendido por até quatro dias no Leap por assinatura, assistência 24 horas, um ano de internet grátis com 3GB/mês para apps embarcados e seis meses da tag “sem parar” grátis.
Segundo a Leapmotor, a rede de concessionários conta com 36 lojas em 29 cidades do país.
Preços
B10: R$ 172.990
C10 elétrico: R$ 189.990
C10 ultra-híbrido: R$ 199.990
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