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Lançamento!

Novo Chevrolet Equinox vale os R$ 267 mil?

Sexto lançamento da marca desembarca do México para competir em segmento muito desejado pelos brasileiros

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Chevrolet Equinox Turbo 2025
Chevrolet Equinox Turbo 2025 Foto: Divulgação

Os SUVs médios podem não ser os carros mais acessíveis do país, mas estão entre os mais desejados. Não à toa, os carros dessa categoria fazem sucesso no mercado de seminovos. Entre os zero km, a Chevrolet está trazendo a quarta geração do Equinox, que chega por R$ 267 mil.

Revolução visual

Enquanto o Equinox antigo tinha linhas mais arredondadas, a nova geração aposta em visual mais retilíneo e traz elementos já vistos em lançamentos recentes da marca. A luz de posição é um LED fino bem abaixo do capô e os faróis, com a mesma tecnologia, são posicionados mais abaixo, verticalmente. A grade agora está maior e traz a cor preta nas duas versões, mas conta com um contorno cromado na opção Activ.

A lateral trocou os arcos de roda arredondados por uma peça plástica que dá um acabamento quadrado à seção. Os plásticos percorrem toda a base do veículo independente da versão.

Chevrolet Equinox Turbo 2025
Chevrolet Equinox Turbo 2025 Foto: Divulgação

Na traseira, o modelo conta com lanternas traseiras em Y horizontal, para-choque com uma protuberância extra e um visual bem limpo na tampa do porta-malas.

Internamente, o modelo deixa a cabine que remetia ao Cruze e aposta na tecnologia dos modelos topo de linha da marca como Equinox EV e Blazer EV. O multimídia tem 11,3 polegadas e traz sistema operacional da Google integrado e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, e o painel de instrumentos tem 11”.

A cabine pode ter duas opções de cores: preto com caramelo na opção Activ e Preto com vermelho na tradicional versão RS. O painel traz detalhes de toque macio e as saídas de ar também trazem o mesmo desenho dos modelos elétricos. Há quem possa chamar de falta de inspiração, mas a identidade visual está presente.

Chevrolet Equinox Turbo 2025
Contraste entre preto e caramelo é exclusividade do Equinox Activ Foto: Divulgação

Materiais de toque acolchoado estão no apoio de braço central, nos painéis de porta dianteiro e traseiros, e fazem da cabine do Equinox um ambiente agradável. Há carregador de celular por indução, entradas USB-A e USB-C, ar-condicionado digital de duas zonas e bancos com opção de aquecimento, ventilação e ajustes elétricos. 

O modelo mede 4,66 metros de comprimento na versão Activ e 4,65 m na versão RS; a largura é sempre de 1,90 m, a altura de 1,71, o entre-eixos de 2,73 m e o porta-malas tem 469 litros de capacidade, mas pode ser expandido para 931 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Itens de série

Interior da versão RS tem detalhes em vermelho
Interior da versão RS tem detalhes em vermelho Foto: Divulgação/Chevrolet

Importado do México, a lista de equipamentos é bem ampla. Além dos já citados, temos farol alto adaptativo e com ajustes de altura, porta-malas elétrico, freio de estacionamento eletrônico, carregador para smartphone sem fio, direção elétrica, retrovisores elétricos com aquecimento, memória de ajustes de banco do motorista e retrovisores, teto solar panorâmico.

A diferença entre as versões também muda a lista de equipamentos. Na Activ, o comprador recebe câmera 360º, enquanto na RS a câmera é somente de ré. A versão Activ recebe também espelho retrovisor interno eletrocrômico com projeção de câmera, enquanto a RS traz retrovisor tradicional.

Chevrolet Equinox Turbo 2025
Chevrolet Equinox Turbo 2025 Foto: Divulgação

Em termos de segurança, o Equinox traz seis airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego com correção da direção, alerta de tráfego cruzado dianeiro e traseiro com frenagem automática, alerta lateral de abertura de portas com detecção de ciclistas, veículos e pedestres.

Como é dirigir o Equinox Turbo?

Chevrolet Equinox Turbo 2025
Chevrolet Equinox Activ Turbo 2025 Foto: Divulgação

O conforto é o ponto alto do Equinox de quarta geração. A visibilidade é ótima, o conjunto painel de instrumentos + central multimídia é bem intuitivo, mas merece críticas que falaremos mais tarde.

Quem só quer se deslocar de ponto A ao ponto B terá no Equinox um carro bem espaçoso, confortável e com fôlego suficiente. Os 177 cv de potência e 28 kgfm de torque já a 2 mil rotações são suficientes para mover o SUV da GM, não tem nenhuma pegada esportiva, é bem verdade, mas não fica devendo potência. Os assistentes de condução funcionam muito bem na estrada, facilitando a viagem.

Motor 1.5 turbo Ecotec é uma evolução do propulsor da terceira geração
Motor 1.5 turbo Ecotec é uma evolução do propulsor da terceira geração Foto: Reprodução/Ali produções

Segundo o Inmetro, as médias de consumo são de 9 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

Com borboletas atrás do volante para a troca de marchas, a resposta do Equinox turbo é rápida, apesar disso, seria bem-vindo uma indicação da marcha no painel de instrumentos. 

A versão testada foi a Activ, então era possível trocar os modos de condução. Na estrada entre São Paulo e Campos do Jordão, os modos não fizeram grande diferença, mas em um trajeto fora de estrada, talvez sejam mais úteis.

O sistema de som é ótimo, assim como o espaço no banco traseiro. As saídas de ar condicionado no túnel central ajudam a manter a cabine em uma boa temperatura ambiente. 

Entretanto, vale apontar que o porta-malas não conta com nenhuma proteção para impossibilitar a visualização do que está sendo transportado internamente. Em tempos onde a violência urbana é cada vez maior, esse pode ser um problema.

Outro ponto que vale a crítica é a necessidade de acessar a central multimídia para conseguir acionar os faróis, por exemplo. Ainda bem que o modelo oferece acionamento automático, o que compensa essa complexidade.

Seletor de câmbio do Chevrolet Equinox Turbo
Seletor de câmbio do Chevrolet Equinox Turbo Foto: Divulgação/Chevrolet

Assim como Equinox e Blazer EV, o seletor de marchas é localizado do lado direito da coluna de direção, típico de carros norte-americanos (lembre-se que o Equinox Turbo é vendido também nos EUA). Essa posição pode causar um pouco de confusão, especialmente ao entrar no carro pela primeira vez, mas é questão de costume.

Vale a pena?

Entre os principais rivais do Equinox Turbo estão Ford Territory (R$ 212 mil), Volkswagen Taos (R$ 220,9 mil), Jeep Compass (R$ 202 mil na versão Longitude), Toyota Corolla Cross (R$ 201 mil) e até mesmo o BYD Song Plus (R$ 240 mil).

Entre esses modelos, o Equinox se destaca na potência, só perdendo para o Compass Longitude, que oferece 180 cv e 27,5 kgfm de torque na gasolina. O Chevrolet também é o maior da categoria, mas perde em porta-malas para o VW Taos. 

Em termos de preços, é mais caro que todos os seus rivais, e tem preço próximo a versão Overland com motor Hurricane do Compass. Essa versão traz motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm de torque e tração integral.

Pelo preço, os rivais mais acessíveis se mostram uma compra mais racional, enquanto o concorrente na mesma faixa de preço traz dados de potência muito maiores. 

É difícil justificar a compra do Equinox Turbo, que embora seja competente e se mostre um ótimo SUV, tem preço muito caro e deve ter um volume de vendas bem pequeno.

Ficha Técnica Chevrolet Equinox Turbo 

Motor:  1.490 cm³, dianteiro, 4 cilindros, 16 válvulas, 177 cv e 28 kgfm de torque
Câmbio: Automático de oito marchas
Tração:  AWD sob demanda
Direção: Elétrica progressível
Suspensão:  McPherson independente na dianteira e independente na traseira
Dimensões:
Comprimento: 4,66 m (Activ); 4,65 m (RS); Largura: 1,90 m; Altura: 1,71 m; Entre-Eixos: 2,73 m
Porta-malas: 469 litros
Tanque de combustível: 59 litros
Consumo:  9 km/l (cidade)/10,7 km/l (estrada)