Sony e Honda surpreenderam o mundo em 2022 ao anunciar a criação de uma joint-venture entre as duas empresas para fabricar um carro elétrico. Antes mesmo de vender um único veículo, a parceria entre as duas empresas apresenta um prejuízo bilionário.
A joint-venture chamada de Honda Sony Mobility registrou prejuízo de 143 milhões de dólares em 2023, seguido de 362 milhões de dólares ao fim do ano fiscal de 2024. Ao todo, o prejuízo já é de 505 milhões de dólares, cerca de 2 bilhões de reais antes mesmo de entregar um veículo.
O primeiro carro elétrico da parceria, o Afeela 1, está programado para estrear em 2026 ao preço inicial de 89.900 dólares (R$ 486 mil). Nos Estados Unidos, esse preço é cobrado por Tesla Model S, mas é possível adquirir modelos de luxo como Mercedes-Benz EQE, BMW iX e Série 5 por menos do que o cobrado pelo Afeela.
Segundo analistas, o mercado de carros elétricos de luxo é atrativo pois clientes desse segmento possuem alta renda, porém, os custos de desenvolvimento de produto também são mais elevados, especialmente por conta de softwares avançados.
Mesmo com todo o potencial tecnológico da Sony e a expertise da Honda em fazer veículos, o segmento de carros elétricos de luxo se mostra extremamente desafiador. Nesse mercado, Tesla, BMW, Audi, Mercedes-Benz já dominam as vendas, e as chinesas crescem rapidamente.
Segundo a Sony Honda Mobility, o Afeela 1 terá 4,9 metros de comprimento e contará com dois motores elétricos, combinando para 490 cv de potência. As baterias de 91 kWh garantem 480 km de alcance.
Com visual bem genérico e potência na média dos rivais, o modelo aposta em entretenimento, tecnologia, serviços conectados e direção autônoma de nível 3 para conquistar clientes. Resta saber se terá sucesso.
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