Bonito?

Gol da Ford? Projeto existiu e ajudou a acabar com a Autolatina

De acordo com Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, produção do modelo não estava no contrato da Autolatina e acirraria a concorrência entre Volkswagen e Ford

Publicidade
Protótipo do Gol da Ford, revelado por Luiz Alberto Veiga, ex designer da Volkswagen.
Lanternas do protótipo foram comparadas com as da terceira geração do Ford Taurus Reprodução

Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen, revelou uma imagem da traseira do que seria o VW Gol da Ford nos tempos de Autolatina. Esse é apenas um dos capítulos que o profissional vem trazendo à tona. Antes, Veiga já nos brindou com pérolas que nunca vieram à luz, como o Voyage “Bolinha”, a picape do Santana e algumas propostas para a reestilização da Kombi.

Dormindo com o inimigo. A proposta de se usar a plataforma do Gol para gerar um “Gol da Ford” ajudou a acabar de vez com a Autolatina. Além de não estar no contrato original, o mercado brasileiro tinha melhorado muito e não fazia mais sentido dois concorrentes estarem juntos brigando entre si, dentro de casa. E este foi o fim”, explicou Veiga em sua postagem no Instagram.

O ex-designer da Volkswagen não disse o ano em que o protótipo foi construído. Mas, a placa “ABA 1996” revela que o projeto é anterior a 1995. Isso também significa que o Gol da Ford já foi feito sobre a plataforma do Gol Bolinha, de segunda geração.

Gol da Ford tinha lanternas do Ford Taurus

O que mais chama a atenção no Gol da Ford são as lanternas unidas, atravessando toda a traseira. E vários seguidores de Luiz Alberto Veiga associaram essa características com a terceira geração do Ford Taurus, que é contemporânea. “Essa lanterna meio que lembra o Taurus 1997…”, disse o seguidor Luís Andrade.

Lanterna inteiriça do Gol da Ford foi comparada à lanterna do Ford Taurus de terceira geração
Lanterna do Ford Taurus de terceira geração (Foto: Wikimedia Commons)

A carroceria de duas portas do protótipo do Gol da Ford tem tampa traseira estilo notchback, já que, mesmo se tratando de um hatch, o compartimento de bagagem ainda fica ligeiramente destacado. O visual, com quinas mais arredondadas, “conversa” bem com o design que os compactos adotaram nessa época.

As linhas do Gol da Ford ganharam alguns elogios. “Com todo respeito ao Gol, mas que desenho cheio de personalidade! Muito show!”, comentou Felipe Leão. Porém, alguns seguidores do ex-designer da Volkswagen não gostaram. “Ainda bem que não foi lançado kkkkkk”, disse Luiz Hitter.

Fiesta foi escolhido como o compacto da Ford

“Ainda bem que veio o Fiesta”, comentou o seguidor Murilo Soares, se referindo ao hatch compacto adotado pela Ford. O Ford Fiesta de terceira geração chegou ao Brasil em 1995 importado da Espanha. O modelo foi reestilizado em 1996, junto com sua nacionalização.