Os motoristas da cidade de São Paulo terão uma folga nas restrições de circulação durante o feriado prolongado da Revolução Constitucionalista. A Prefeitura confirmou a suspensão do Rodízio Municipal de Veículos na quarta-feira, 9 de julho, feriado estadual, e também na sexta-feira, 10 de julho, devido à expectativa de redução no fluxo de veículos na capital.
Na quinta-feira, 9 de julho, além da suspensão do rodízio para automóveis, também deixam de valer o rodízio de caminhões, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC), a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) e a proibição de circulação nas faixas exclusivas de ônibus, que ficam liberadas para todos os veículos. A ciclofaixa de lazer também será ativada normalmente. A Zona Azul, no entanto, continua funcionando conforme a sinalização de cada local.
Já na sexta-feira, 10 de julho, apenas o rodízio para carros de passeio será suspenso. As demais restrições voltam a valer normalmente, incluindo as regras para caminhões, fretados e o uso das faixas exclusivas de ônibus. A medida foi adotada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em razão da expectativa de menor circulação de veículos após o feriado.
Em condições normais, o rodízio restringe a circulação de veículos no centro expandido da capital entre 7h e 10h e das 17h às 20h. Às quintas-feiras, a restrição é aplicada às placas com finais 7 e 8, enquanto às sextas-feiras atinge os veículos com placas terminadas em 9 e 0.
A Prefeitura recomenda que os motoristas fiquem atentos às regras específicas de cada dia para evitar multas, principalmente na sexta-feira, quando apenas o rodízio para carros estará suspenso, mas todas as demais restrições de trânsito permanecem em vigor.
• Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!