x
UAI
SUSTENTABILIDADE

SP supera Londres e Amsterdã com 500 novos ônibus elétricos

Capital paulista amplia sua frota sustentável para melhorar a qualidade do ar

Publicidade
São Paulo recebeu 500 novos ônibus elétricos
São Paulo recebeu 500 novos ônibus elétricos Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo/Leon Rodrigues

A cidade de São Paulo deu mais um passo na modernização de seu transporte público neste domingo (21). Com a entrega de 500 novos ônibus elétricos, a capital paulista atingiu a marca de 1.759 veículos zero emissões, consolidando a maior frota do tipo no Brasil e uma das maiores do mundo.

A apresentação do novo lote foi marcada por uma ação inédita: os veículos foram enfileirados ao longo de 7 quilômetros da Marginal Tietê.

Impacto Ambiental 

SP superou Londres e Amsterdã em número de ônibus elétricos
SP superou Londres e Amsterdã em número de ônibus elétricos Foto: Reprodução/Prefeitura de São Paulo/Leon Rodrigues

Com a nova adição, a frota elétrica de São Paulo, que já concentra mais de 80% do total nacional, representa agora cerca de 13% dos mais de 13.500 ônibus da cidade. Este lote de 500 veículos vai evitar a emissão de 45 mil toneladas de CO2 por ano e economizar 20 milhões de litros de diesel anualmente. Com esses números, São Paulo supera cidades como Londres e Amsterdã em eletrificação da frota, aproximando-se de referências como Santiago, no Chile.

Como são os ônibus?

Apresentação de novos ônibus elétricos na cidade de São Paulo
Apresentação de novos ônibus elétricos na cidade de São Paulo Foto: Divulgação/BYD

Além dos benefícios para o meio ambiente, os novos ônibus elétricos trazem mais qualidade para a viagem dos paulistanos. Os veículos são equipados com ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de celulares, Wi-Fi gratuito e acessibilidade para pessoas com deficiência. Outra grande vantagem é a redução drástica de ruído, tornando a viagem mais silenciosa e agradável tanto para passageiros quanto para a cidade.

Investimento

Apresentação de novos ônibus elétricos na cidade de São Paulo
Ônibus da BYD articulado Foto: Divulgação/BYD

A expansão da frota sustentável é resultado de um programa de investimento de R$ 6,5 bilhões, com financiamento do BNDES, Caixa e Banco do Brasil. Desde outubro de 2022, a prefeitura proibiu a aquisição de novos ônibus movidos a diesel. A meta atual é atingir 2.200 veículos de baixa emissão até 2028, reforçando o compromisso da cidade com um futuro mais verde e um transporte público de qualidade.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!