A Volkswagen do Brasil confirmou a chegada de um novo lote do ID.4 ao mercado nacional. Diferentemente das primeiras unidades importadas em 2023, disponibilizadas exclusivamente por meio do serviço de assinatura Sign&Drive, o SUV elétrico passará a ser vendido nas concessionárias da marca ainda em 2026. Além disso, a fabricante adiantou que a nova configuração será mais potente que a oferecida anteriormente.
As cerca de 250 unidades do ID.4 trazidas inicialmente ao país eram da versão Pro Performance, equipada com motor elétrico traseiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 77 kWh. Segundo o Inmetro, a autonomia é de 377 km. Desde então, o modelo recebeu atualizações no exterior, incluindo melhorias no sistema elétrico, nas baterias e nos recursos de conectividade.
Atualmente, a versão Pro Performance comercializada em outros mercados entrega 286 cv e 55,6 kgfm de torque, um ganho expressivo em relação ao conjunto disponível no Brasil até agora. A capacidade da bateria foi mantida, mas passou por aprimoramentos. A Volkswagen ainda não revelou qual configuração será oferecida por aqui, deixando os detalhes técnicos para mais perto do lançamento.
Outra possibilidade é a chegada do ID.4 GTX, variante de perfil mais esportivo que conta com dois motores elétricos, tração integral e potência superior a 340 cv. O torque chega a 69,2 kgfm, números significativamente maiores em comparação com a primeira geração da versão, lançada com 299 cv.
Construído sobre a plataforma MEB, dedicada a veículos elétricos, o ID.4 tem dimensões próximas às do Tiguan. São 4,58 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 2,76 metros de entre-eixos, enquanto o porta-malas acomoda 543 litros. O visual deverá permanecer inalterado na nova fase do modelo.
Também é esperado que o SUV mantenha, ou até amplie, a lista de equipamentos já oferecida no Pro Performance, incluindo faróis full-LED, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e função de massagem, painel digital de 5,3 polegadas, central multimídia de 10 polegadas, ar-condicionado de três zonas, sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo, câmera 360°, iluminação ambiente e teto panorâmico. Com a venda regular do ID.4, a Volkswagen finalmente entrará de forma mais direta na disputa pelo crescente mercado brasileiro de carros elétricos, atualmente dominado por marcas chinesas.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!