x
UAI
Carteira de Habilitação

Exame de CNH em Minas Gerais: veja o que vale a partir de agora

Fim da baliza como etapa eliminatória e mais foco no percurso real; saiba como o novo modelo do Detran-MG vai avaliar os futuros condutores

Publicidade
Carros de autoescola se preparam para o exame prático de direção, agora com baliza integrada ao percurso de rua em Minas Gerais.
Carros de autoescola se preparam para o exame prático de direção, agora com baliza integrada ao percurso de rua em Minas Gerais. Foto: Detran-MG / Divulgação

Começou na última sexta-feira, 13, o novo formato no exame prático de direção para quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Minas Gerais.

A principal alteração anunciada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) é a integração da manobra de baliza ao percurso de rua, deixando de ser uma etapa eliminatória isolada.

A reformulação segue o Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como era e como ficou?

Até então, o exame era dividido em duas fases: primeiro, o candidato realizava a baliza. Caso fosse reprovado nesta etapa, não prosseguia para o teste de circulação em via pública. Com a nova regra, a baliza passa a ser apenas mais uma das manobras avaliadas durante um percurso único e contínuo, que simula condições reais de trânsito.

A mudança não significa que a baliza será ignorada. A manobra continua sendo obrigatória e a execução incorreta resultará na perda de pontos. No entanto, o candidato não será mais eliminado automaticamente por um erro na baliza, a menos que cometa uma falta eliminatória durante a sua execução, como colidir com os protótipos de sinalização.

O novo formato avalia o comportamento ao longo de todo o trajeto, como respeito à sinalização, travessia de pedestres, cruzamentos e tomada de decisões seguras ao volante.

O que motivou a mudança?

Segundo o Detran-MG, a alteração visa a uma avaliação mais completa e realista das habilidades do futuro condutor. A medida alinha o processo de habilitação do estado às diretrizes do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que preza por uma avaliação focada no comportamento do motorista em situações cotidianas de tráfego, como controle de velocidade, respeito à sinalização e interação com outros veículos e pedestres.

Contexto da reestruturação do Detran-MG

A modernização do exame prático faz parte de uma reestruturação mais ampla do órgão. Recentemente, o Detran-MG foi transformado em uma autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), buscando maior autonomia administrativa e agilidade nos serviços prestados à população.

 

Assista a vídeos sobre o tema nos canais do YouTube e Dailymotion.