A psicóloga Lucélia Pires, moradora de Uberlândia (MG), levou um grande nesta terça-feira (3). Durante o período noturno, seu Chevrolet Onix 2014 deu partida sozinho, avançou e derrubou o portão garagem. A cena, filmada por uma câmera de segurança, rapidamente viralizou. Confira abaixo.
Lucélia conta que estava desacompanhada no momento do ocorrido e que nenhum estranho invadiu sua residência. Apesar das teorias da conspiração, o problema envolvendo o Onix não se trata de um fantasma ou de um sistema de condução autônoma.
O que explica a falha no Chevrolet Onix?
?????????Um incidente incomum assustou uma moradora do bairro Alto Umuarama nesta terça-feira (03). Um Chevrolet Onix, estacionado e desligado na garagem, deu partida sozinho por duas vezes consecutivas, avançando até derrubar o portão da residência. Câmeras de segurança registraram o… pic.twitter.com/dKvVhquAbV
— news and ufology (@newsandufology) February 6, 2026
Como é possível ver nas imagens, Lucélia tentou conter o arranque do Onix, o que não foi possível. A mulher de 38 anos relata que o hatch chegou a dar um tranco para trás antes de avançar contra o portão da garagem.
Ao G1, a psicóloga conta que o carro manual estava com o freio de mão puxado e com a ré engatada. Assim que o motor foi acionado sozinho, ela entrou no Onix, passou para a primeira marcha e retornou para casa. Cerca de 6 minutos depois, o veículo se moveu sozinho.
Segundo o engenheiro eletricista Jorge Paulo, o motor a combustão não chegou a ser acionado."O que entrou em ação foi o motor de partida", declarou ao G1. "Pode ter ocorrido alguma falha nos sistemas elétricos, no módulo eletrônico de carroceria, no relé de contato que alimenta o automático do motor de partida ou até no próprio motor de partida", continuou.
Em 2018, a Chevrolet convocou proprietários de vários modelos, como Onix, Prisma, Cobalt e Spin. O recall envolvia justamente um defeito na caixa de fusíveis que pode fazer o carro ligar sozinho, superaquecer o motor e até provocar incêndio.
Na prática, a marca adiciona um isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis. De acordo com a Chevrolet, pode haver entrada e acúmulo de água nesta região do carro, localizada no compartimento do motor. Esta situação pode ter provocado o incidente no carro de Lucélia.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion