A Volvo acredita que a transição para a eletrificação está acelerando de maneira impressionante. Recentemente, o CEO da marca sueca, Håkan Samuelsson, declarou que os veículos 100% elétricos serão mais baratos que os modelos a combustão em até 5 anos.
"Se olharmos para o futuro, daqui a cinco anos, um carro elétrico provavelmente será mais barato do que um carro com motor de combustão interna", declarou o executivo, durante coletiva de imprensa em Estocolmo, na quarta-feira (4).
Para Samuelsson, o principal motivo para a queda nos preços dos carros elétricos tem relação com as baterias. A esperança do chefe da CEO está nas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), que podem substituir as tradicionais e mais caras NMC (níquel, manganês e cobalto).
"À medida que a química evolui, será que realmente precisamos dessas baterias NMC caras? Haverá mais baterias LFP, com menor custo de matéria-prima. Em termos de autonomia, chegaremos a um ponto em que não precisaremos mais nos preocupar tanto com isso, e então poderemos reduzir o custo", continuou.
O CEO da Volvo reconheceu que, atualmente, os carros elétricos são sustentáveis, mas dão uma margem de lucro menor. Ainda assim, Samuelsson vê os métodos industriais dos EVs evoluindo e precisando de menos peças.
Visando se tornar 100% elétrica até 2030, a Volvo vem fazendo uma transição gradual. Justamente por isso, o lucro da empresa caiu nos últimos balanços.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!