A Volkswagen confirmou oficialmente que a nova geração do Tiguan desembarca no Brasil em março de 2026. A grande mudança é que o SUV agora virá exclusivamente na configuração de cinco lugares, abandonando a carroceria alongada Allspace de sete assentos da geração anterior. Com isso, ele entra de cabeça na disputa do acirrado segmento de SUVs médios, onde encontrará concorrentes de peso já consolidados.
A briga promete ser intensa, envolvendo desde líderes de vendas a novos players que ganharam rapidamente a preferência do consumidor. Conheça agora os 5 principais modelos que o novo Volkswagen Tiguan vai encarar no país.
Leia Mais
Jeep Compass
Líder do segmento por anos, o Jeep Compass é o rival mais direto e o alvo a ser batido. Com uma vasta gama de versões que incluem motores turbo flex, diesel e uma opção híbrida plug-in 4xe, o modelo da Jeep atrai pela robustez, design reconhecido e forte presença no mercado. Será um adversário duríssimo para o novo Tiguan.
Toyota Corolla Cross
Um verdadeiro fenômeno de vendas, o Toyota Corolla Cross é referência no segmento de SUVs médios. Sua principal arma é o conjunto híbrido flex, que entrega baixo consumo de combustível e atrai um público fiel. A reputação de confiabilidade e baixo custo de manutenção da marca japonesa também pesa muito na decisão de compra, sendo um obstáculo significativo para qualquer novato. No ano passado, nós testamos o carro e deixamos aqui nossa análise.
BYD Song Plus
Representante da nova força das marcas chinesas, o BYD Song Plus mudou as regras do jogo com sua tecnologia híbrida plug-in. O modelo oferece desempenho impressionante, autonomia elétrica para o uso diário e uma lista de equipamentos recheada. Seu sucesso mostra que o consumidor brasileiro está aberto a novas tecnologias, e o Tiguan precisará de bons argumentos para competir.
GWM Haval H6
Outro concorrente de peso que chegou para incomodar os tradicionais. O GWM Haval H6 conquistou o público com suas versões híbrida e híbrida plug-in, design moderno e um pacote tecnológico agressivo por um preço competitivo. O modelo se consolidou rapidamente como uma das melhores opções do segmento, desafiando diretamente a proposta de valor dos concorrentes europeus.
Honda CR-V
Em sua nova geração híbrida, o Honda CR-V se posiciona como um concorrente mais premium e focado em eficiência. O SUV da Honda é conhecido pelo excelente espaço interno, acabamento de qualidade e pelo conjunto motriz e:HEV, que prioriza o baixo consumo. Ele briga por um consumidor que busca sofisticação e tecnologia, um perfil semelhante ao do novo Tiguan.
Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion! Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!