x
UAI
FIQUE ESPERTO

Golpe do Free Flow tem mais de 50 sites falsos; veja como se proteger

A fraude se inicia quando o motorista busca por serviços de quitação de pedágio

Publicidade
Golpe do Free Flow: mais de 50 domínios falsos foram criados
Golpe do Free Flow: mais de 50 domínios falsos foram criados Foto: Reprodução/Kaspersky

Os criminosos estão aproveitando a implementação do Pedágio Eletrônico Free Flow, de cobrança automática e sem cancela, para aplicar golpes. Segundo a empresa "Kaspersky", especializada em cibersegurança, mais de 50 domínios falsos foram criados pelos bandidos desde dezembro de 2025. 

 

O golpe se inicia quando o motorista busca por serviços de quitação de pedágio em sites de busca e clica em anúncios patrocinados ou em publicações de redes sociais. Estes links direcionam para domínios fraudulentos, registrados com nomes que simulam plataformas de pagamento de pedágios eletrônicos.

Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

Nessas armadilhas, as vítimas são orientadas a inserir a placa do veículo e se deparam com um suposto débito em aberto. Para tornar a fraude mais convincente, o valor exibido é baixo, simulando o custo real de um pedágio, e o site exibe dados corretos do veículo consultado.

Desta forma, o usuário acredita se tratar de um procedimento legítimo e realiza o pagamento, geralmente via PIX. O valor é transferido para contas de "laranjas" abertas em fintechs, com o nome do recebedor mudando constantemente para dificultar o rastreamento e o bloqueio dos valores.

Segundo pesquisadores da Kaspersky, essas fintechs são empresas pouco conhecidas, aparentemente criadas para viabilizar transações suspeitas. "O padrão de usar contas de laranjas mostra um nível de organização voltado para dificultar a ação da polícia", diz Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina e Europa. 

Como se proteger?

Pedágio Free Flow
Pedágio Free Flow Foto: Divulgação/CCR

Para não se tornar mais uma vítima do Golpe do Free Flow, a Kaspersky faz quatro recomendações importantes. Confira abaixo. 

  • Desconfie de anúncios: sempre verifique o link antes de clicar. Dê preferência a acessar o site oficial do serviço de pedágio digitando o endereço diretamente no navegador.
  • Verifique a fonte: Antes de pagar, confirme se o site pertence à concessionária oficial responsável pelo trecho do pedágio.
  • Atenção ao pagar: antes de confirmar qualquer transação, especialmente via PIX, confira os dados do recebedor. Pagamentos para nomes de pessoas físicas em vez de empresas são um grande sinal de alerta.
  • Use uma solução de segurança: instale um antivírus de confiança em seus dispositivos, como o Kaspersky Premium, que bloqueia o acesso a sites maliciosos e de phishing.

Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!