A alta cúpula do FBI, principal agência de inteligência e aplicação da lei dos Estados Unidos, não vai mais usar o tradicional Chevrolet Suburban. Nesta semana, o órgão avisou que a diretoria passará a utilizar o BMW X5 Protection VR6. O modelo é produzido na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul.
Segundo a FBI, o Suburban deixará de ser utilizado por razões de segurança. Com cerca de 5,75 m de comprimento, o modelo é conhecido nas ruas dos EUA por chamar muita atenção, comprometendo as missões e a proteção dos agentes.
No caso do veículo da BMW, o X5 é substancialmente menor, com 4,94 m de comprimento. Além disso, mesmo sendo um carro de luxo, o modelo é extremamente comum em centros financeiros, aeroportos e grandes cidades.
Apesar das justificativas do FBI, a imprensa norte-americana chegou a criticar a decisão de trocar o Suburban pelo X5. O principal motivo foi a substituição da marca Chevrolet, dos Estados Unidos, por uma alemã.
O X5 é vendido com cinco opções de motorização, incluindo motores a combustão, híbridos plug-in, elétricos a bateria e uma versão com célula de combustível de hidrogênio. O escolhido pelo FBI tem motor V8 4.4 biturbo, com sistema híbrido leve, de 530 cv.
Segundo a BMW, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, com máxima limitada a 210 km/h. O veículo escolhido pelo FBI é blindado e vem com kit completo de segurança e tecnologia.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!