x
UAI
NOS EUA

Ford pune funcionário que chamou Trump de "protetor de pedófilos"

Presidente dos EUA rebateu com dedo do meio e insultos; trabalhador ganha apoio financeiro com "vaquinha"

Publicidade
Ford busca maneiras de ampliar as vendas na Europa sem gastar muitos recursos
Ford busca maneiras de ampliar as vendas na Europa sem gastar muitos recursos Foto: Divulgação

A Ford decidiu suspender temporariamente um funcionário de sua fábrica de Michigan, nos Estados Unidos. A punição ocorre após o trabalhador, identificado como TJ Sabula, chamar o presidente Donald Trump de "protetor de pedófilos" - a fala tem relação com o caso Epstein. 

O líder norte-americano visitou a planta da Ford nesta terça-feira (13). Na ocasião, ao ser insultado pelo empregado da montadora, Trump rebateu e mostrou o dedo do meio. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o presidente ainda profere xingamentos. 

Em nota à emissora local "TMZ", a Ford justificou a suspensão. "Um dos nossos valores fundamentais é o respeito e não toleramos que ninguém diga nada inapropriado em nossas instalações. Quando isso acontece, temos um processo para lidar com a situação", diz a fabricante. 

Já o diretor de comunicação da Casa Branca, Steven Cheung, defendeu as ações de Trump. "Um lunático estava gritando palavrões descontroladamente em um acesso completo de fúria, e o presidente deu uma resposta apropriada e inequívoca", declarou ao jornal "Washington Post". 

Vaquinha para funcionário

JD Sabula é o trabalhador da Ford que xingou Trump
JD Sabula é o trabalhador da Ford que xingou Trump Foto: Divulgação/GoFundMe

Ao mesmo veículo de comunicação, Sabula disse não estar arrependido das falas direcionadas ao presidente dos EUA. "Não acho que o destino nos favoreça com frequência, e quando isso acontece, é melhor estarmos prontos para aproveitar a oportunidade. Hoje acho que fiz isso", comentou. 

Suspenso por período indeterminado e sem direito a remuneração, Sabula viu uma "vaquinha online" ganhar força. Até a tarde desta quarta-feira (14), a campanha criada na plataforma "GoFoundMe" já havia arrecado cerca de 150 mil dólares. 

Donald Trump
Donald Trump Foto: Reprodução

"TJ é pai de duas crianças pequenas, marido e um orgulhoso operário da linha de montagem do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Automobilística (UAW) Local 600. Os fundos doados ajudarão TJ e sua família a cobrir as despesas durante este período de incerteza", afirma a campanha.