A Ford foi muito questionada pela quantidade de recalls em 2025. Ao todo, considerando os dados compilados até 23 de dezembro, foram 153 chamados no ano passado. A quantia representa o dobro do antigo recorde, estabelecido pela General Motors (GM) em 2014, com 77.
Na imprensa internacional, a Ford passou a receber críticas relacionadas aos requisitos de segurança dos carros. Apesar disso, oficialmente, a fabricante diz que o aumento dos chamados não está atrelada à falta de qualidade dos modelos.
Segundo o diretor de operações da Ford, Kumar Galhotra, a empresa "deixou de se esquivar dos problemas". Desta forma, a Ford dobrou o tamanho da sua equipe de segurança, expandiu os testes, realizou auditorias de software e começou a identificar e corrigir falhas mais rapidamente.
"Gostaria que os consumidores soubessem que garantimos a qualidade dos nossos produtos. Nossa qualidade inicial melhorou substancialmente este ano e, se algo der errado com o veículo deles, quero que saibam que agiremos prontamente para resolver o problema", disse ao "The Detroit News".
"Nossos custos com garantia estão diminuindo e isso está obviamente relacionado à melhoria da qualidade inicial dos veículos que vendemos, à redução do custo dos reparos e à diminuição dos custos de reparo para veículos que já estão em posse dos clientes", continuou Galhotra.
Oficialmente, a Ford ainda afirma que os custos com garantia estão diminuindo, o que geralmente só acontece quando os carros quebram menos. Além disso, a marca explica que 40 recalls foram emitidos apenas para atualização de softwares.
Por outro lado, segundo a reportagem do "The Detroit News", as oficinas das concessionárias da Ford estão lotadas. "Às vezes, os carros novos não podem ser entregues porque precisam de reparo primeiro", disse um funcionário ao veículo de comunicação.
Assim, a Ford vive um dilema. Ao mesmo tempo em que preza pelo aumento da fiscalização na segurança dos carros, a marca também sofre críticas dos clientes e dos concessionários.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!