A cidade de São Paulo volta a receber milhões de veículos após o feriado do dia 1º de janeiro. Para muitos paulistanos, fica a dúvida sobre quando o rodízio veicular, suspenso desde 22 de dezembro de 2025, voltará a vigorar. Ao contrário do que muitos motoristas pensam, a regra não retornará nesta segunda-feira (5).
Segundo a programação da Prefeitura de São Paulo, o rodízio voltará a ser aplicado em 12 de janeiro de 2026. Desta forma, todos os veículos, independente do final da placa, estão liberados para circular por todo o município nesta semana.
Vale lembrar que, atualmente, a suspensão é válida apenas para os automóveis. As demais regras permanecem em vigor: o rodízio para caminhões, assim como as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), continuam valendo normalmente durante todo o período.
Veja como funciona
As restrições são válidas de segunda a sexta-feira nos seguintes horários: das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final das placas dos carros. Por exemplo, na segunda-feira, os veículos com finais 1 e 2 não podem circular. Veja a tabela abaixo.
- Segunda-feira: Placas finais 1 e 2
- Terça-feira: Placas finais 3 e 4
- Quarta-feira: Placas finais 5 e 6
- Quinta-feira: Placas finais 7 e 8
- Sexta-feira: Placas finais 9 e 0
A restrição, porém, acontece apenas em vias do centro expandido da cidade e nas vias que fazem a delimitação do minianel viário. São elas: Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Avenida Salim Farah Maluf.
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion!