A tecnologia do steer by wire, ou direção por fios na tradução literal, não é nova, já sendo aplicada, por exemplo, em aviões. Seu uso no mundo automotivo, porém, ainda é bem raro, mas se caminha para ser a principal novidade dos próximos anos. Na China, o governo local removeu a obrigatoriedade legal que proibia o uso dessa tecnologia.
Já presente em Tesla Cybertruck, Lexus RZ 450e e Toyota bZ4x, ou mesmo no Infiniti Q50 apresentado em 2014, o sistema não utiliza uma coluna de direção mecânica fazendo a ligação entre o volante e a caixa de direção, que é a responsável por determinar a direção das rodas.
Esse sistema utiliza sensores e atuadores eletrônicos no volante (que pode ou não ter o formato tradicional) que dispara comandos para outro atuado localizado na caixa de direção. No caso do atuador posicionado no volante dos carros, ele é responsável por transmitir ao motorista as condições da rodovia.
Segundo a Bosch, uma das empresas que desenvolvem essa tecnologia, o steer by wire, também chamado de volante por fios, ou direção eletrônica, permite uma redução da complexidade dos sistemas de direção, bem como dos custos, além de aumentar conforto, agilidade e até mesmo segurança.
Essa tecnologia é comumente aplicada em carros elétricos. Uma das vantagens é permitir a padronização da parte de cockpit para diversos modelos na mesma plataforma.
Na China, as regras para a adoção da tecnologia da direção por fios determinam que as fabricantes precisam assegurar alguma forma de redundância e garantir fornecimento de energia e controle em diversos casos de falhas.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!