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Estratégia esquisita

Malásia apresenta carro elétrico com baterias por assinatura

Consumidores precisam pagar cerca de 357 reais por mês para utilizar as baterias

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Perodua QV-E é a primeira aposta da Malásia na produção de um carro 100% elétrico
Perodua QV-E é a primeira aposta da Malásia na produção de um carro 100% elétrico Foto: Divulgação

A Malásia agora possui um carro para chamar de seu. Desenvolvido e produzido localmente, o Perodua QV-E, se destaca não somente por ter sido o primeiro carro malaio, mas também por ser um veículo elétrico vendido sem baterias, em uma estratégia bastante ousada.

Para produzir o inédito carro elétrico, a Perodua investiu cerca de 800 milhões de ringgit (mais de R$ 1 bilhão) em três anos de desenvolvimento. O resultado final é um modelo totalmente original, construído com uma plataforma modular desenvolvida em parceria com a Magna Steyr.

A base permitiu a criação de um SUV com 4,17 m de comprimento e 2,68 m de entre-eixos. O visual é de um SUV ‘genérico’ com luzes de LED bem finas na dianteira e projetores na parte inferior do para-choque, posicionados na vertical.

Perodua QV-E
Perodua QV-E Foto: Divulgação

A silhueta se destaca pela queda no teto digna de um suv-cupê e pelas maçanetas escondidas ao lado da janela traseira. As lanternas traseiras em LED também são bem simples e ligadas por uma barra de LED, mantendo design comum dos SUVs atuais.

No interior, o desenho também não apresenta grande inspiração e parece ter sido desenhado pensando em funcionalidade. A multimídia e o painel de instrumentos contam com 10,25 polegadas e parecem contar com um design bem básico.

Perodua QV-E
Perodua QV-E Foto: Divulgação

Entre os itens de série estão ar-condicionado digital, carregador de celular sem fio, saídas USB para os ocupantes traseiros. O motor elétrico entrega 204 cv de potência e 28 kgfm de torque, o suficiente para levar o modelo de zero aos 100 km/h em 7,5 segundos. Entretanto, a principal inovação estão nas baterias.

O Perodua QV-E utiliza um sistema diferenciado de baterias por um sistema de leasing. Os compradores do modelo precisarão pagar 275 ringgit (R$ 375) por mês pelas baterias ao longo de um contrato de nove anos, que dará, em contrapartida, garantia vitalícia. As baterias são fornecidas pela chinesa CATL e contam com 25,5 kWh de capacidade, o que garante 445 km de alcance.

Perodua QV-E
Perodua QV-E Foto: Divulgação

O modelo custa a partir de 80 mil ringgit (R$ 103,9 mil), sem contar com o valor das baterias, que ao fim dos nove anos custará R$ 40,5 mil aos compradores.

A produção começará na Malásia com cerca de 500 unidades por mês e tem planos para ser ampliada para 3 mil unidades no terceiro trimestre de 2026. Segundo a Bloomberg, Perodua quer que 50% das peças sejam produzidas localmente já no início da produção, antes de chegar a 70% em 2030.