x
UAI
Teria sucesso?

VW cogitou ‘Amarok SUV’ para encarar SW4, mas projeto fracassou

Impostos e preços muito acima do esperado inviabilizaram projeto de SUV raiz de sete lugares

Publicidade
Amarok SUV nunca viu a luz do dia, mas foi pensada pela marca alemã
Amarok SUV nunca viu a luz do dia, mas foi pensada pela marca alemã Foto: Reprodução/Autoblog.ar/marc_pelzer

As picapes médias mais tradicionais vendidas no Brasil quase sempre tiveram uma versão SUV, uma das raras exceções é a Volkswagen Amarok, que até hoje só está disponível como picape. Um influenciador alemão encontrou o conceito de SUV da Amarok que nunca foi posto em produção.

O criador de conteúdo Marc Pelzer encontrou o protótipo do utilitário baseado na Amarok que poderia ter dado uma versatilidade ainda maior para a picape. Após o lançamento da picape em 2010, o protótipo foi criado no ano seguinte como objeto de estudo de design e viabilidade.

Segundo o portal argentino Autoblog, a Volkswagen nunca negou a existência do projeto, mas também sempre o manteve guardado. O SUV da Amarok, porém, deixou de ser fabricado por conta da classificação do modelo na Europa e por incertezas econômicas na Argentina.

Na Europa, a Amarok foi lançada como veículo comercial para uso em trabalho, e os motores 2.0 turbodiesel usados pela picape eram homologados para essa função. Um SUV seria classificado como carro de passeio, portanto, os motores precisariam ser trocados, o que elevaria os custos do projeto.

O projeto seguiu em avaliação e estudos até 2014, quando foi totalmente descartado. A produção e lançamento na Argentina, onde a Amarok faz relativo sucesso, até foi cogitada, mas por conta dos impostos locais à época, o automóvel seria classificado como carro de luxo, o que também elevaria demais o preço para o cliente final.

Como é a Amarok SUV?

O conceito se destaca por ter a frente da primeira geração da Amarok e apresentar uma seção traseira completamente inédita, mas compartilhando a linguagem visual das minivans Sharan e Touran da mesma época.

A tampa traseira é o principal destaque do protótipo e apesar de parecer bem simples, possui três tipos de abertura: A tradicional vertical, abertura lateral ou somente a parte do vidro traseiro, o que facilitaria o uso em espaços apertados.

O interior é exatamente o mesmo da Amarok e se destaca pelo couro marrom e pela terceira fileira de bancos, permitindo o transporte de sete passageiros. O protótipo contava ainda com bancos com aquecimentos e assentos com isofix, e para o ano de 2011, eram inéditos na Amarok.

A hipotética Amarok SUV poderia rivalizar no Brasil com Mitsubishi Pajero Sport, Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer.