A Nissan iniciou a segunda fase do seu projeto social que visa ensinar jovens e adultos a consertar veículos eletrificados. Ao todo, a montadora japonesa irá investir R$ 3,3 milhões até 2030 no curso profissionalizante que ajuda a população do Rio de Janeiro.
Na primeira etapa, o curso da Nissan, oferecido gratuitamente, formou 35 agentes públicos para atuar em situações de emergência com carros eletrificados, que exigem um protocolo diferente dos modelos a combustão.
Agora, o projeto desenvolvido em parceria com Firjan SENAI Resende deu início às aulas das primeiras turmas de jovens e adultos das cidades de Quatis e de Resende, região onde fica o Complexo Industrial da Nissan.
Segundo Ana Genaro, gerente de Sustentabilidade da Nissan do Brasil, a terceira fase do projeto está programada para 2026. "Em fevereiro, será aberta a terceira turma, desta vez para alunos do município de Barra Mansa. O objetivo é formar 300 jovens e adultos, das três cidades do Sul Fluminense, além de 150 agentes públicos", disse.
O curso, com duração de 360 horas, é ministrado pela Firjan SENAI Resende por instrutores especialmente treinados pela equipe da Nissan. Os professores passaram pelo Centro de Treinamento de Jundiaí, em São Paulo, local onde a empresa qualifica os profissionais da sua rede de concessionários.
Na primeira fase do projeto, a Nissan construiu na Firjan SENAI de Resende um laboratório equipado com duas unidades do veículo 100% elétrico Nissan LEAF. Os carros são utilizados em aulas teóricas e práticas pelos alunos do curso profissionalizante, reconhecido pelo MEC.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!