A JD Power, especializada em análise de dados e inteligência do consumidor, divulgou seu Estudo Anual de Fidelidade no mundo automotivo. No relatório, a empresa norte-americana mostrou um ranking das marcas que tem os clientes mais leais.
A pesquisa é dividida por segmentos de veículos. Na categoria carro premium, por exemplo, a Porsche apareceu na liderança, com 58,2% dos entrevistados relatando fidelidade à marca. A Mercedes-Benz ficou no segundo lugar.
Já entre os carros mais populares, classificados no estudo como "de massa", as marcas japonesas levaram a melhor, com Toyota e Honda à frente. A Honda, inclusive, também é a preferida no segmento de SUVs populares.
Como é possível ver no ranking abaixo, em todas as categorias, as marcas campeãs conseguiram um aproveitamento acima de 50%. A JD Power observa, porém, que a fidelidade à marca tende a diminuir quando os compradores mudam para um segmento diferente.
Marcas com clientes mais fiéis
Segmento | Ganhador | Vice-campeão |
Carro premium | Porsche (58,2%) | Mercedes (49,7%) |
Carro de massa | Toyota (62%) | Honda (55,5%) |
SUV premium | Lexus (57,4%) | BMW (54%) |
SUV de massa | Honda (62%) | Subaru (60,6%) |
Caminhão | Ford (66,6%) | Toyota (61,2%) |
- Acompanhe o Vrum também no Youtube e DailyMotion