x
UAI
ESTUDO

Pesquisa aponta as marcas com os clientes mais leais

Montadoras japonesas se destacam no estudo; Porsche lidera no segmento de carros de luxo

Publicidade
Toyota Yaris Cross
Toyota Yaris Cross Foto: Toyota/Divulgação

A JD Power, especializada em análise de dados e inteligência do consumidor, divulgou seu Estudo Anual de Fidelidade no mundo automotivo. No relatório, a empresa norte-americana mostrou um ranking das marcas que tem os clientes mais leais.

A pesquisa é dividida por segmentos de veículos. Na categoria carro premium, por exemplo, a Porsche apareceu na liderança, com 58,2% dos entrevistados relatando fidelidade à marca. A Mercedes-Benz ficou no segundo lugar. 

Porsche 911 Turbo s é híbrido
Porsche 911 Turbo s é híbrido Foto: Divulgação/Porsche

Já entre os carros mais populares, classificados no estudo como "de massa", as marcas japonesas levaram a melhor, com Toyota e Honda à frente. A Honda, inclusive, também é a preferida no segmento de SUVs populares.

Como é possível ver no ranking abaixo, em todas as categorias, as marcas campeãs conseguiram um aproveitamento acima de 50%. A JD Power observa, porém, que a fidelidade à marca tende a diminuir quando os compradores mudam para um segmento diferente.

Marcas com clientes mais fiéis 

Segmento Ganhador Vice-campeão
Carro premium Porsche (58,2%) Mercedes (49,7%)
Carro de massa Toyota (62%) Honda (55,5%)
SUV premium Lexus (57,4%) BMW (54%)
SUV de massa Honda (62%) Subaru (60,6%)
Caminhão Ford (66,6%) Toyota (61,2%)