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Toyota tem a solução!

Donos de híbridos plug-in não recarregam seus carros; entenda os problemas

Toyota cria aplicativo para lembrar proprietários de recarregar seus carros

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RAV4 é o único híbrido plug-in da Toyota no Brasil; por aqui marca foca em híbridos plenos, que não precisam de recarga
RAV4 é o único híbrido plug-in da Toyota no Brasil; por aqui marca foca em híbridos plenos, que não precisam de recarga Foto: Toyota/Divulgação

Carros híbridos demandam cuidados extras durante o seu uso tradicional, especialmente os modelos plug-in, que são mais caros, mas permitem percorrer distâncias maiores em modo totalmente elétrico. O problema, segundo a Toyota, é que os donos desses carros não realizam a recarga e usam como se fossem veículos tradicionais.

Os modelos híbridos plug-in podem funcionar em modo elétrico, em modo híbrido, ou em modo somente a combustão, geralmente acionado quando não há energia nas baterias.

Segundo o novo estudo do Toyota Research Institute (Instituto de pesquisa e desenvolvimento da fabricante japonesa), os proprietários de veículos híbridos plug-in não realizam a recarga de forma rotineira.

Quais os problemas de não carregar um carro híbrido?

Os carros híbridos plug-in são mais pesados que os tradicionais, justamente por carregarem um as baterias de alta tensão e dependendo caso, motores maiores e mais potentes. O Toyota RAV4, por exemplo, pesa 1.950 kg na versão plug-in, enquanto o híbrido tradicional pesa 1.730 kg. A diferença de peso é ainda maior se comparada com a versão sem o sistema eletrificado, que não é vendida no Brasil, pesa 1.640 kg.

Toyota RAV4 XSE Plug-in Hybrid azul escuro visto pela traseira sendo carregado por wallbox, ao fundo há uma parede preta.
Toyota RAV4 híbrido plug-in acompanha estação e cabo para recarga Foto: Toyota/Divulgação

Pode não parecer muito, mas uma diferença de até 300 kg pode causar um grande aumento no consumo de combustível de um veículo, especialmente nesses casos onde o motor a combustão terá que funcionar sem o auxílio elétrico inicialmente projetado para acompanhá-lo.

O tempo necessário para carregar o Toyota RAV4 é de 2,5 horas, e sua bateria tem capacidade para 55 km em modo totalmente elétrico. Utilizando o modo híbrido, a Toyota diz que o consumo em ambiente urbano é de 35 km/l.

Aplicativo para lembrar de recarregar

 

Segundo o Toyota Research Institute (TRI), a tecnologia sozinha não é capaz de reduzir emissões, é necessário que os proprietários cedam parte de seu tempo para recarregar seus veículos, e é importante realizar essa ação preferencialmente usando energia limpa.

Pensando em resolver o problema, o TRI criou um aplicativo chamado ChargeMinder, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas promete lembrar os donos desses veículos de recarregar seus carros.

O aplicativo é inspirado nos apps de bem estar e fitness e usará notificações do tipo push, mensagens motivacionais, minijogos e até monitoramento de sequência, assim como o aplicativo de idiomas Duolingo, por exemplo. Será necessário autorizar o acesso ao veículo e à localização para que o aplicativo possa sugerir a estação mais próxima.

Testes mostram sucesso

O instituto realiza testes no Japão e nos Estados Unidos com motoristas de 12 marcas diferentes e está conseguindo resultados positivos.

Segundo o TRI, as intervenções do aplicativo aumentaram as recargas de carros híbridos plug-in em 10% entre os motoristas americanos. No Japão, 59% dos proprietários de híbridos plug-in e de carros elétricos mudaram os horários de recarga de seus carros para momentos em que a energia que recarregar seus veículos era de origem renovável.