Carros híbridos demandam cuidados extras durante o seu uso tradicional, especialmente os modelos plug-in, que são mais caros, mas permitem percorrer distâncias maiores em modo totalmente elétrico. O problema, segundo a Toyota, é que os donos desses carros não realizam a recarga e usam como se fossem veículos tradicionais.
Os modelos híbridos plug-in podem funcionar em modo elétrico, em modo híbrido, ou em modo somente a combustão, geralmente acionado quando não há energia nas baterias.
Segundo o novo estudo do Toyota Research Institute (Instituto de pesquisa e desenvolvimento da fabricante japonesa), os proprietários de veículos híbridos plug-in não realizam a recarga de forma rotineira.
Quais os problemas de não carregar um carro híbrido?
Os carros híbridos plug-in são mais pesados que os tradicionais, justamente por carregarem um as baterias de alta tensão e dependendo caso, motores maiores e mais potentes. O Toyota RAV4, por exemplo, pesa 1.950 kg na versão plug-in, enquanto o híbrido tradicional pesa 1.730 kg. A diferença de peso é ainda maior se comparada com a versão sem o sistema eletrificado, que não é vendida no Brasil, pesa 1.640 kg.
Pode não parecer muito, mas uma diferença de até 300 kg pode causar um grande aumento no consumo de combustível de um veículo, especialmente nesses casos onde o motor a combustão terá que funcionar sem o auxílio elétrico inicialmente projetado para acompanhá-lo.
O tempo necessário para carregar o Toyota RAV4 é de 2,5 horas, e sua bateria tem capacidade para 55 km em modo totalmente elétrico. Utilizando o modo híbrido, a Toyota diz que o consumo em ambiente urbano é de 35 km/l.
Aplicativo para lembrar de recarregar
Segundo o Toyota Research Institute (TRI), a tecnologia sozinha não é capaz de reduzir emissões, é necessário que os proprietários cedam parte de seu tempo para recarregar seus veículos, e é importante realizar essa ação preferencialmente usando energia limpa.
Pensando em resolver o problema, o TRI criou um aplicativo chamado ChargeMinder, que ainda está em fase de desenvolvimento, mas promete lembrar os donos desses veículos de recarregar seus carros.
O aplicativo é inspirado nos apps de bem estar e fitness e usará notificações do tipo push, mensagens motivacionais, minijogos e até monitoramento de sequência, assim como o aplicativo de idiomas Duolingo, por exemplo. Será necessário autorizar o acesso ao veículo e à localização para que o aplicativo possa sugerir a estação mais próxima.
Testes mostram sucesso
O instituto realiza testes no Japão e nos Estados Unidos com motoristas de 12 marcas diferentes e está conseguindo resultados positivos.
Segundo o TRI, as intervenções do aplicativo aumentaram as recargas de carros híbridos plug-in em 10% entre os motoristas americanos. No Japão, 59% dos proprietários de híbridos plug-in e de carros elétricos mudaram os horários de recarga de seus carros para momentos em que a energia que recarregar seus veículos era de origem renovável.
- Assista aos vídeos do VRUM no YouTube e no Dailymotion!