x
UAI
POLÊMICA

Chefe da Mercedes chama Audi Concept C de ultrapassado

Gorden Wagener disse que o conceito da concorrente "parece ter sido projetado em 1995"

Publicidade
Audi Concept C dá o tom dos lançamentos futuros da Audi
Audi Concept C dá o tom dos lançamentos futuros da Audi Foto: Divulgação

O chefe de design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, protagonizou uma polêmica, nesta terça-feira (9), durante o Salão de Automóvel de Munique. Em entrevista à emissora "Top Gear", o executivo chamou o recém-lançado Audi Concept C de ultrapassado

Ao analisar o novo conceito da concorrente, o chefe da Mercedes disse que o interior "parece ter sido projetado em 1995". Além disso, Wagener considera que a cabine tem "pouca tecnologia" e já é "um pouco conhecida demais". 

O modelo apresentado pela Audi não traz uma central multimídia, apostando em "alumínio anodizado" para dar um visual futurista. Sem receio de criticar publicamente a rival, o chefe da Mercedes reprovou a ideia. 

Interior do Audi Concept C é focado no condutor
Interior do Audi Concept C é focado no condutor Foto: Divulgação

"Você não pode ignorar uma tela. Voltar a usar os botões não vai funcionar", exclamou Wagener. "Quando você tem uma tela pequena, você envia automaticamente a mensagem: 'parabéns, você está sentado em um carro pequeno'", continuou. 

No entendimento do executivo, todos os novos veículos "precisam de telas grandes, pois os usuários podem querer uma referência visual na tela, assistir a um filme e coisas do tipo".

O Concept C

Audi Concept C relembra outros conceitos históricos da marca alemã
Audi Concept C relembra outros conceitos históricos da marca alemã Foto: Divulgação

O Audi Concept C, oficializado na semana passado, deve chegar às ruas nos próximos anos para suceder, ainda que espiritualmente, o lendário esportivo TT.

Visualmente o Conceito C apresenta linhas que lembram claramente o TT e também o superesportivo R8, dois modelos que saíram de linha nos últimos anos, mas de acordo com a Audi a inspiração vem de muito mais longe. Oficialmente, a inspiração é no Auto Union Type C de 1936 e na terceira geração do Audi A6 de 2004.

O modelo será inovador por ser o primeiro conversível da Audi a usar um teto rígido. A cor de titânio evoca “elegância técnica”. O elemento preto na dianteira emula a grade vista tanto no Auto Union quanto no A6 e mostram que a Audi pensa no futuro, mas também faz tributo ao passado.

Segundo Massimo Frascella, diretor criativo da Audi, o Concept C é a primeira manifestação do “O Próximo Radical”, uma nova abordagem da marca para seus carros futuros. Nas palavras do italiano, a nova filosofia de design da Audi será o símbolo da determinação que transformará toda a marca.

Por ser um modelo conceitual, o Concept C não tem uma motorização. Entretanto, a expectativa é que o esportivo inspire o próximo esportivo elétrico da Audi, que já está em desenvolvimento e usará a mesma plataforma do sucessor elétrico do Porsche 718.