O brasileiro Thiago Marco dos Santos, dono de um Volkswagen SP2 de 1974, venceu o torneio nacional Hot Wheels Legends Brasil 2025, neste sábado (23), em São Paulo. Agora, o esportivo irá disputar a fase da América Latina, competindo com carros de Chile, Peru, Colômbia e México.
O VW SP2 é de Thiago Marco e preparado por Orlando Cunha, da Star Boxer, de Sorocaba (SP). Se ganhar a competição continental, o veículo brasileiro participará da etapa global, marcada para acontecer em novembro deste ano.
"Este carro está na família há mais de 30 anos e ficou parado por um bom tempo. Então tivemos a ideia de transformá-lo neste modelo que ele é hoje. Foi um trabalho artesanal muito suado, especialmente por ele manter detalhes originais e elaborarmos a parte mecânica", disse Orlando Cunha.
"Então, vencer o Hot Wheels Legends Brasil, em meio a tantos carros incríveis, é um sonho sendo realizado", acrescentou.
O Hot Wheels Legends está em sua quinta edição. Assim como nos anos anteriores, o grande vencedor será eternizado em forma de miniatura 1:64 da marca.
VW SP2
A Volkswagen produziu o SP2 entre 1972 e 1976 na unidade de São Bernardo, na Grande São Paulo. O cupê de duas portas era construído na plataforma don VW 1600 Variant, com eixo dianteiro do VW Fusca.
Em relação à motorização, o SP2 saia de fábrica com motor 1.7 l Boxer 8v OHV, capaz de entregar até 75 cv de potência e 13 kgfm de torque. A transmissão era manual de quatro marchas. Sua velocidade máxima é de 153 km/h.
Quanto às dimensões, o VW SP2 tem 4,21 m de comprimento, 2,40 m de entre-eixos, 1,61 m de largura e 1,15 m de altura. O peso do carro é de 890 kg.
Ao todo, a Volkswagen produziu cerca de 10 mil unidades do VW SP2, sendo que algumas foram exportadas para a África, Oriente Médio e América Central. Atualmente, o veículo é tratado como item de colecionador.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!