O Flamengo se tornou o primeiro clube do Brasil a incorporar um ônibus 100% elétrico em suas operações esportivas. O modelo da BYD será usado para o transporte de atletas olímpicos e deve atender mais de 1.100 esportistas do Rubro-Negro, em modalidades como basquete, ginástica artística, judô, nado artístico, natação, polo aquático e futebol feminino.
A entrega oficial aconteceu nesta quarta-feira (13) na sede náutica de Remo, na Gávea, no Rio de Janeiro, com a presença de Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD, e Marcus Vinicius Freire, diretor de Esportes Olímpicos do clube. Uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho para facilitar a operação.
O BYD D9F possui autonomia de até 250 km, funcionamento silencioso e emissão zero de poluentes. Segundo a fabricante, o uso do veículo deve evitar a liberação de 182 toneladas de CO2 por ano, o que equivale ao plantio de mais de 1.200 árvores.
Voltado para aplicação urbana, o modelo tem até 13 metros de comprimento, chassi tubular de alta resistência e motores integrados nas rodas traseiras com controle eletrônico de tração. A suspensão pneumática, freios a disco com ABS e regenerativos e coluna de direção ajustável estão entre os equipamentos que visam conforto e segurança.
Para o Flamengo, a novidade representa ganhos ambientais e operacionais. “Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que, junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos e também de poluição pelo Rio e Brasil”, disse Marcus Vinicius Freire.
- Acompanhe o VRUM também noYouTube e no Dailymotion!