Mesmo décadas após o fim de sua produção, o Fusca continua a surpreender. Ícone da indústria automobilística mundial, o carro criado sob encomenda de Adolf Hitler e eternizado pela Volkswagen guarda segredos que vão muito além de sua fama como "carro do povo". Conheça agora, algumas curiosidades sobre esse clássico de quatro rodas:
5- Fusca ambulância conversível
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen desenvolveu uma versão conversível do Fusca, chamada Kübelwagen, feita para uso militar. O que poucos sabem é que essa carroceria deu origem a versões adaptadas para ambulância, com espaço suficiente para macas no lugar dos bancos traseiros. A simplicidade mecânica era uma vantagem em cenários de guerra.
4- O Fusca anti-bombardeio
Em 1945, no fim da Segunda Guerra, um bombardeio atingiu a fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. Um dos poucos veículos que saíram intactos do ataque era um Fusca de pré-produção, hoje preservado como peça histórica, e é considerado uma das primeiras unidades sobreviventes do modelo.
3- Fusca-cóptero e Fusca voador
Nos anos 60, engenheiros independentes criaram um protótipo de Fusca movido por uma turbina de helicóptero. A experiência, apesar de barulhenta e ineficiente, mostrou a versatilidade do modelo. A adaptação inusitada foi feita nos Estados Unidos.
Já nos anos 80, um engenheiro chamado Otto Pischinger tentou transformar o Fusca em um carro voador nos anos 80. Ele acoplou asas removíveis e um sistema de propulsão aérea ao veículo. O projeto nunca decolou oficialmente, mas chegou a fazer testes reais de voo, com saltos curtos registrados.
2- O Fusca mais rodado
O americano Albert Klein é dono de um dos Fuscas mais rodados da história, trata-se de um modelo 1963 que, segundo registros da Volkswagen, ultrapassou a marca de 2,6 milhões de km rodados com o motor original sendo revisado, mas não substituído. O carro foi doado ao museu da Volkswagen nos anos 90.
1- Descanse em paz, Fusca
O último Fusca de produção mundial saiu da linha de montagem no México em 30 de julho de 2003. O carro foi colocado em um caixão de vidro e levado em uma espécie de funeral simbólico até o museu da Volkswagen. A cerimônia teve flores, músicas e até discursos emocionados, um adeus digno para uma lenda das estradas.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!