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O FUTURO JÁ CHEGOU

Carro voador está mais perto do que imaginamos; entenda

Modelos já são testados no Brasil e em outros países; governos buscam regulamentação

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Model A, protótipo de carro voador produzido pela Alef Aeronautics
Model A, protótipo de carro voador produzido pela Alef Aeronautics Foto: Alef Aeronautics/Divulgação

Em um passado não tão distante, filmes e desenhos animados projetavam um mundo com carros voadores. Apesar de muita desconfiança, esta realidade está cada vez mais próxima. Atualmente, empresas da China e dos Estados Unidos já estão produzindo seus modelos, conhecidos como eVTOls (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical)

A expectativa, agora, é que os governos criem regras para a regulamentação desses veículos. Recentemente, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um decreto que lança um projeto-piloto para testar os eVTOls, como os produzidos por ArcherAlef Aeronautics. 

Trump busca acelerar a regulamentação dos carros voadores no país para tomar a dianteira no mercado de eVTOLs. Nos últimos meses, a empresa chinesa EHang vem testando seus modelos em diversos países, inclusive no Brasil.

Como funciona?

Algumas empresas especializadas já estão apresentando seus "carros voadores", enquanto outras fazem mistério. No caso do eVTOl testado em território brasileiro, o modelo da EHang ganhou o nome de EH216-S. 

Com a capacidade de transportar duas pessoas e autonomia de 30 km, o EH216-S funciona com 12 baterias independentes e 16 motores. O "carro voador" tem 1,93m de altura, 5,73m de largura e peso de 620 kg. Sua velocidade máxima pode chegar a 130 km/h.

O EH216-S vem sendo testado ao redor do mundo desde o fim do ano passado e promete revolucionar o meio de locomoção nos grandes centros urbanos. Isto porque o eVTOL é operado remotamente a partir do solo - sim, o piloto não comanda a aeronave de dentro da cabine.

Esta função é possibilitada graças a um sistema inteligente de comando e controle. Ao longo do percurso, o piloto consegue decolar, alterar a rota, realizar mudanças de direção e pousar.

Funcionalidade e preço

Com uma autonomia baixa, esses veículos foram projetados para o uso urbano. Assim, a expectativa é que os eVtols sejam adquiridos por donos de empresas de taxi-aéreo, de logística ou até mesmo de turismo. 

Como já era esperado, o modelo é bastante caro, podendo custar 600 mil dólares (aproximadamente R$ 3,3 milhões). Segundo o CEO da GoHobby, empresa que representa a EHang, já existe uma fila de espera no Brasil para a compra dos modelos. 

O "carro voador" EH216-S foi testado no interior de São Paulo
O "carro voador" EH216-S foi testado no interior de São Paulo Foto: Divulgação/EHang

Ainda assim, apesar da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ter concedido a autorização para a fase experimental, o certificado que habilitará voos de eVTOL no país deve ficar para o fim de 2026 ou 2027.